Na tarde de quinta-feira (20), integrantes do Grupo de Operações com Cães da Guarda Municipal realizaram nova rodada de treinamento do Programa Bom Retorno. Criado em 2013 para atualização do efetivo, o programa promove a atualização e requalificação de servidores na volta das férias ou de afastamentos temporários. Até outubro deste ano, 96 turmas passaram por cursos de reciclagem que incluem palestras e atividades práticas. 

As atividades desta semana foram realizadas na Escola da Policia Civil, no bairro Vila Izabel, em Curitiba. As palestras e demonstrações incluíram informações sobre treinamento dos cães, tipos de abordagens, revistas a veículos, averiguação de locais suspeitos e ataque ao criminoso.

A turma de 50 guardas que encerra o treinamento nesta sexta-feira (21) assistiu às demonstrações com os cães treinados para busca de drogas e apoio de diferentes operações realizadas pela corporação. Muitos servidores precisam saber como funcionam os grupos de operações com cães em ações integradas e em conjunto com outras forças de segurança. Eles precisam relembrar procedimentos que aprenderam na academia, além de serem atualizados sobre os novos conceitos de segurança, lembra o supervisor Antônio Flausino, coordenador do GOC. 

O GOC trabalha com cães em diversas situações, em apoio às atividades do Grupo de Operações Especiais da GM, polícias Militar, Civil e Federal, em operações realizadas em parques, festas, shows, praças, nos transportes coletivos e estações-tubo, jogos de futebol, auxiliando em revistas e na detecção de entorpecentes.

Durante as demonstrações, Flausino esclareceu sobre os diferentes cães utilizados pelo grupo e qual o perfil de cada raça para as diversas ações. O GOC de Curitiba conta hoje com 10 cães adestrados das raças rottweiler, pastor alemão, labrador e pastor belga-malinois, além de 8 filhotes que em breve serão treinados.

O supervisor treina cães há mais de 15 anos e explica que, numa corporação de segurança, o cão atua como uma ferramenta para ajudar o agente no patrulhamento. Os animais que estão na ativa têm a responsabilidade de cumprir as tarefas e obedecer aos comandos em qualquer situação de tumulto ou tensão. Cada ordem cumprida é recompensada com brinquedo preferido, como as bolinhas de tênis.

Para o guarda municipal Ricardo Ferreira, integrante do GOC, demonstrar como os cães fazem a vistoria num veículo suspeito ou como eles ajudam nas abordagens na rua é uma maneira de conscientizar os colegas. É importante que os guardas saibam como cada grupo trabalha em sua especialidade. Alguns servidores ainda têm dúvidas sobre o trabalho com os cães, por exemplo. É importante demonstrarmos como atuamos, avalia.

O guarda municipal Herick Palisser completou 24 anos como integrante da corporação e está na quarta reciclagem, desde que surgiu o Bom Retorno. Ele reconhece o valor do programa para os mais antigos e os novos servidores. É importante que façamos o curso de reciclagem para termos acesso ao que há de novo e relembrarmos de orientações e instruções que tivemos há muito tempo. Temos novas leis e inovações na área de segurança, avaliou. A colega Ivonete de Lima, de 46 anos, concorda. Muitos guardas realizam trabalhos administrativos e não estão nas ruas diariamente. A reciclagem nos permite relembrar todas as atividades da área e que todos participam juntos.

 

Conteúdo

Os cursos de capacitação do programa oferecem aulas de Direitos Humanos, Direito Constitucional, Avaliação Psicológica para Porte de Arma, Técnicas Policiais, Combate a Incêndios, Uso Diferenciado da Força, Prática de Tiro e Polícia Comunitária. Ainda fazem parte do currículo, capacitação em Isolamento de Local de Crime, Patrulha Maria da Penha, Marketing de Segurança, Mediação de Conflito, Legislação, Pessoa com Deficiência, Radio Comunicação, Segurança da Mulher no Transporte Coletivo, Tecnologia da Informação, Avaliação Física e Conscientização sobre Atividade Física, entre outros.

As aulas acontecem em parceria entre a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal da Defesa Social, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e a Secretaria Municipal de Recursos Humanos. Este ano, o projeto conta com parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, responsável pelas aulas do módulo EAD com 60 horas. As atividades práticas completam a carga horária de 100 horas/aulas.  O curso de atualização é realizado em duas fases. A primeira é teórica e a segunda conta com atividades práticas.

Os oficiais fazem cursos de primeiros socorros e de atendimento pré-hospitalar (APH Tático), técnicas de abordagem policial a pessoas, de uso gás de pimenta, de abordagem de veículos e de edificações, uso do bastão e defesa pessoal, uso de produtos perigosos, combate a incêndios e operações com cães, além de palestra sobre Direitos Humanos. A Prefeitura de Curitiba oferece, ainda, cursos específicos para os supervisores e inspetores de 40/horas aula.