O processo de substituição de luminárias viárias em ruas com alto tráfego de veículos e nas principais conexões entre a cidade – as chamadas vias estruturais, trinárias e conectoras – já foi iniciado em Curitiba e deverá se estender até o primeiro trimestre de 2017.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, o projeto em vias estruturais, trinárias e conectoras vai substituir 8,9 mil pontos de Iluminação Pública na cidade. O trabalho é dividido em dois lotes, sendo que o primeiro contempla 35 trechos de ruas enquanto o segundo lote, que já está em execução, mais 44 ruas.

As intervenções fazem parte do Plano de Iluminação Pública de Curitiba, lançado pelo prefeito Gustavo Fruet em 2015, que tem melhorado o padrão de luminosidade e de eficiência energética em todo o Município.

O trabalho de substituição de luminárias e lâmpadas de vapor de sódio (cor laranja) pelas de alto rendimento de vapor metálico (cor branca) pode ser conferido na Avenida Visconde de Guarapuava, na Avenida República Argentina, no trecho entre Praça do Japão e Avenida Água Verde e na Rua Guilherme Pugsley.

No total serão trocadas 4.633 luminárias neste lote 2, beneficiando ruas como Marechal Floriano, João Bettega, Wenceslau Braz, Winston Churchill, Brasília, Anne Frank, Francisco Derosso, Silva Jardim e Izaac Ferreira da Cruz, entre outras.

No lote 1 serão mais 4.261 luminárias e vai abranger, entre outras, ruas como Mateus Leme, Anita Garibaldi, Presidente Arthur Bernardes, Padre Anchieta, João Gualberto, Paraná, Maurício Fruet, Pedro Viriato Parigot de Souza, Salgado Filho, Manoel Ribas, Mario Tourinho e Estrada da Ribeira;

De acordo com o diretor de iluminação da Secretaria Municipal de Obras, Fábio Ribeiro de Camargo, a substituição das luminárias e lâmpadas em vias de grande circulação é importante para melhorar a sensação de segurança dos usuários e como complemento a outras ações de iluminação já implantadas pela atual gestão.

Estão relacionados ao atual projeto outros três executados nos últimos meses em Curitiba com destaque para as melhorias na iluminação pública no entorno de equipamentos públicos, Ônibus Seguro e no itinerário de Linhas Alimentadoras. Juntos, esses projetos representam mais de 30 mil pontos de iluminação do Município substituídos conforme o novo Plano de Iluminação Pública.   

No projeto Ônibus Seguro foram substituídas aproximadamente 5 mil luminárias com a utilização de lâmpadas LED nos postes localizados próximos ou acima aos pontos de ônibus. Nos demais projetos foram feitas substituições de lâmpadas de vapor de sódio (cor laranja) pelas de alto rendimento de vapor metálico (cor branca).