O sistema de transporte coletivo terá um reforço especial em Curitiba no próximo domingo (23) durante a realização das provas da primeira fase do Vestibular 2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além do reforço nas linhas tradicionais que atendem aos locais onde serão realizadas as provas, algumas linhas especiais vão circular em vários pontos da cidade. A tabela com os horários e rotas das linhas especiais; e a relação das principais linhas que atendem os locais de prova e dos principais pontos de parada está na tabela em anexo, divulgada pela Urbs.

Às 10h entrará em operação a linha especial que vai reforçar o atendimento a quem faz prova no Colégio Marista Paranaense. A especial Colégio Paranaense/Terminal Campina do Siqueira vai circular, a partir do terminal, com intervalo de meia hora até às 19 horas. Na outra ponta, no Colégio Paranaense, o primeiro ônibus dessa linha sai às 10h10, operando também com intervalo de meia hora, até às 19h20. No terminal, o ponto será o mesmo da linha Campina do Siqueira/Batel.

Outra linha começará a operar às 10h30 no Terminal Capão Raso será a Especial Faculdades Santa Cruz (Campus Sede). Os ônibus vão rodar até 19h29, último horário com saída do Campus. No Terminal Capão Raso, o último horário será às 19h09.

Os candidatos que farão prova na Faculdades Curitiba (UniCuritiba), na PUC, na Opet e no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR vão contar com a Especial Universidades, que vai funcionar entre 9h45 e 20h25 e terá pontos de parada no bairro Raquel Prado, na Rua José Loureiro e na PUC. Também nesta rota, a partir da José Loureiro, vai circular o especial José Loureiro/PUC.

Na José Loureiro, as duas linhas farão parada entre a Alameda Muricy e Desembargador Westphalen, no ponto do ônibus Bom Retiro/PUC. A especial José Loureiro vai circular no sentido universidade entre 10h20 e 12h50. Os ônibus ficarão na PUC aguardando liberação pelos fiscais da Urbs, o que será feito de acordo com a necessidade de retorno.

Quem faz prova no Centro Politécnico e nos setores de Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas (Sede Botânico) vai contar, além da linha Universidades, com a Linha Direta Especial Centro Politécnico, que vai ligar a estação Círculo Militar (primeira saída às 10h) à Estação Jardim das Américas e Estação Botânico. Para o retorno, os ônibus aguardarão a liberação dos fiscais no Centro Politécnico e no Campus Jardim Botânico.

Candidatos que fazem prova na Universidade Positivo também vão contar com uma linha especial. Nesse caso, está definido apenas o primeiro horário de saída: a Especial Universidade Positivo sai do Terminal Campo Comprido às 10h e, a partir daí, os ônibus serão liberados pela fiscalização para ida e volta do campus conforme a necessidade.