O governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participaram neste sábado (22), em Curitiba, do encontro de motociclistas da Harley Davidson, que integra o Grupo HOG, para arrecadação de fundos ao Hospital Erasto Gaertner e de conscientização da população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa.

É um evento bonito, alegre e animado, que demonstra o caráter solidário desses motocilistas, enaltece a campanha Outubro Rosa e possibilita arrecadação para ao Erasto Gaertner, hospital que o governo tem ajudado com uma parcela expressiva, afirmou o governador. A Polícia Militar do Paraná participou do evento, realizado no pátio do Palácio Iguaçu, que contou com exposição de motos e de viaturas, shows de bandas e presença de food trucks.

O ponto alto foi o passeio motociclístico, que reuniu mais de mil motociclistas, vindos de 90 municípios de nove estados do Brasil. A largada do passeio foi às 11 horas, na praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Os motociclistas percorreram diversas ruas da cidade até o Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, onde houve um almoço beneficente. Os recursos arrecadados serão destinados ao Hospital Erasto Gaertner.

A secretária Fernanda Richa também falou sobre o valor da campanha. A importância do Outubro Rosa não é para Curitiba e para o Estado do Paraná, mas sim para o mundo. A campanha lembra as mulheres de que elas precisam se cuidar, e esse movimento solidário de hoje faz com que ,mais uma vez, as pessoas se lembrem disso, ressaltou Fernanda.

Além das atividades deste sábado, os motociclistas participaram de outras ações para angariar recursos ao Erasto Gaertner. Parte da arrecadação de uma festa no Hard Rock Café, na sexta-feira (20), e da hospedagem dos motociclistas nos hotéis da Rede Atlântica também será destinado ao hospital. A previsão é arrecadar R$ 400 mil.

PASSEIO – Após a abertura do encontro da Harley Davidson no Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa e a secretária Fernanda Richa acompanharam de moto o trajeto dos motociclistas até o Restaurante Madalosso. Todos os motociclistas foram recebidos no estacionamento do restaurante com música e um show de fogos.

O motociclista Rafael Magosso contou que o HOG promove eventos de apoio ao Erasto Gaertner desde 2014, e que a cada ano o grupo vem ampliando as ações. No ano passado, o grupo arrecadou R$ 60 mil para a reforma do setor de endoscopia do hospital.

“Por admirar muito a gestão do hospital, a organização e a dedicação aos pacientes, resolvemos encarar um projeto maior nesta 3ª edição do evento. Neste ano o foco é ampliar a Central de Materiais Esterilizados, que hoje é o coração do hospital, explicou Rafael.

ARRECADAÇÃO- A reforma e ampliação da Central de Materiais Esterilizados do Hospital Erasto Gaertner é necessária para a implantação do Sistema Cirúrgico Robótico (o primeiro do Paraná e Santa Catarina), viabilizado por meio do Programa Nacional de Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde.

O robô foi adquirido pelo hospital com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde, que autorizou a isenção tributária para sua importação, e de empresas públicas do Estado, que fizeram aportes para o projeto. O equipamento será utilizado para cirurgias de urologia, ginecologia, cabeça e pescoço.

A campanha Outubro Rosa e a mobilização do evento são de suma importância, já que é uma maneira que temos de movimentar e de conscientizar a sociedade sobre a questão da prevenção do câncer feminino e ainda captar novos recursos que serão destinados à reforma e ampliação da nossa Central de Material Esterilizado, disse o superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Lago.

POLÍCIA MILITAR – Inserida na doutrina de polícia comunitária, a PM do Paraná apoia diversas iniciativas sociais que influenciam na qualidade de vida da população, demonstrando assim o interesse em estar mais próxima das pessoas e reforçar a credibilidade em segurança pública.

No evento deste sábaso, a corporação contribuiu com a presença maciça de policiais militares na exposição de viaturas e na segurança durante o passeio dos motociclistas com a escolta dos batedores do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

O Corpo de Bombeiros também esteve no encontro com equipes e ambulâncias para prestar atendimentos de emergência, além de apresentar equipamentos e serviços ao público neste final de semana. A exposição e os serviços à população seguem até este domingo (23), na Praça Nossa Senhora de Salete, estendendo-se pelo estacionamento do Palácio Iguaçu.

Participaram da mobilização deste sábado a vice-governadora Cida Borghetti, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o deputado federal Luciano Ducci e o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.