Em seis anos de história, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) salvou milhares de vidas ao atuar no combate à criminalidade em todo o Paraná. Neste mês de outubro, aniversário da unidade de elite da Polícia Militar, os policiais também estão salvando vidas de outra maneira: conscientizando sobre a importância do exame preventivo para o câncer de mama. Neste sábado (22/10), o Parque Barigui ficou mais movimentado com a exposição de materiais, passeio de viaturas e com a caminhada das mulheres em alusão as atividades do Outubro Rosa, atividades promovidas pelo batalhão.

Desde o início deste mês, o BOPE tem feito eventos sociais de estímulo à integração da corporação com a comunidade para mostrar as atividades que vão além de policiamento e demonstração de equipamentos. Os policiais de cada uma das seis subunidades expuseram materiais característicos da sua missão, puderem esclarecer dúvidas e passar informações sobre segurança pública. Essa aproximação visa quebrar paradigmas e mostrar aos cidadãos o que o batalhão tem a oferecer em termos de segurança pública. Também nos preocupamos com a questão social e como estamos em plena campanha do Outubro Rosa não poderíamos deixar de apoiar, afirmou o Comandante do BOPE, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Dezenas de grupos se formaram em cada estande e os curiosos puderam ter contato com as principais ferramentas de trabalho dos militares estaduais. Crianças e adultos encantaram-se pelos cães da Companhia de Operações com Cães (COC), os jovens pelos equipamentos do Comandos e Operações Especiais (COE) e da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE). Estudantes e um público diversificado também aprenderam sobre a área de bombas e explosivos com a equipe do Esquadrão Antibombas (EAB) e sobre as atividades de gerenciamento de crises com a Equipe de Negociação. Os escudos balísticos e o caminhão de controle de distúrbios civis da Companhia de Choque foram alvo de muitas fotos das pessoas e foram conferidos de perto pelo público.

Houve passeios nas viaturas e as crianças e adolescentes puderam trajar a famosa farda camuflada do BOPE para tirar fotos e orgulhosamente se alinhar ao lado de uma guarnição da unidade. É bacana conhecer o trabalho deles [policiais] para mostrar a atividade do dia a dia. Esse evento é a oportunidade para quem não conhece muito sobre a PM entender a importância do seu papel na sociedade. Podemos ver que os policiais sorriem e demonstram atenção e cordialidade com as pessoas, disse Fernando Sergio.

A estudante de Medicina, Heloisa Gabriela, conheceu o trabalho dos policiais do Esquadrão Antibomba e pôde aprender sobre vários temas sobre bombas e explosivos, incluindo o treinamento específico e a capacitação técnica necessária para o pleno domínio da área. Após visitar a exposição percebi que muitas das atuações do BOPE são desconhecidas pela maioria das pessoas, principalmente em ocorrências que envolvem bombas, o risco de morte que os policiais passam para nos proteger, afirmou.

Um dos grandes momentos da atividade foi a caminhada pela conscientização da prevenção ao câncer de mama. Muitas mulheres, incluindo esposas de policiais e pessoas da comunidade em geral, se uniram e andaram pelo Parque Barigui com bexigas e camisas de cor rosa, orientando e conversando com as mulheres sobre a campanha Outubro Rosa. A iniciativa, que também foi um exercício físico, demonstrou a preocupação da Polícia Militar com a saúde do público feminino.

A saúde é o nosso bem mais precioso e nós podemos fazer escolhas, como uma optar por uma alimentação mais saudável e fazer exercícios físicos, além de outras atitudes que contribuem para uma qualidade de vida. A caminhada é uma ação que nos aproxima das pessoas e serve como alerta para que as mulheres se cuidem mais, disse a capitão da PM Isabel Cristina Muzeka, que veio ao evento com seus cães para passar uma tarde divertida.

Luciane Cristina Saparolli e Silvio Marcos Garcia visitaram todos os estandes, tiraram muitas fotos e interagiram com as equipes da unidade a tarde toda. Foi muito interessante saber como o BOPE atua na segurança pública e legal ter conversado com os policiais, aprendi muitas coisas novas e foi uma experiência importante que agrega conhecimento e confiança com a PM, disse ela. A iniciativa de fazer a exposição no Parque Barigui porque atrai muitas pessoas e chama a atenção para a campanha do Outubro Rosa, salientou ele.

Famílias inteiras se divertiram com o passeio de viatura, com as atividades de arvorismo e outras brincadeiras lúdicas. Eu e minha família viemos para passear e as crianças gostam muito da Polícia Militar, então aproveitei para elas conhecerem a exposição e prestigiar a corporação por tudo o que faz pela nossa sociedade. É muito importante que a população realmente conheça os policiais e veja que eles são trabalhadores como todos os cidadãos, apontou Alan Cleiton Castardo.