SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Combatentes curdos afirmaram neste domingo (23) que tomaram a cidade iraquiana de Bashiqa, perto de Mossul, do Estado Islâmico, em meio à ofensiva contra o último reduto dos jihadistas no Iraque. Um oficial dos Estados Unidos disse que Masoud Barzani, presidente da região curda do Iraque, informou ao secretário de Defesa dos EUA, Ash Carter, que os curdos conseguiram libertar Bashiqa do Estado Islâmico.

Sua captura, se confirmada, marcaria a remoção de mais um obstáculo no caminho para a retomada de Mosul. Com 1,5 milhão de habitantes, a segunda maior cidade iraquiana é a “capital” dessa organização terrorista no país e uma de suas últimas bases em território iraquiano. O comandante EUA no Iraque, Exército tenente-general Stephen Townsend, disse que as informações que possuía, embora limitada, “sugerem que o presidente Barzani está certo, que tenha havido um sucesso considerável em Bashiqa”.

Mas ele acrescentou: “Eu não recebi um relatório dizendo que cada casa tenha sido vasculhada, cada Daesh (lutador Estado Islâmico) morto e cada mina terrestre removida”, disse. Iniciada na última segunda-feira, a operação para retomar Mossul deve durar semanas ou meses. Participam da batalha cerca de 30 mil combatentes do Exército iraquiano, das forças peshmerga curdas e de milícias árabes aliadas. A coalizão internacional liderada pelos EUA dá apoio técnico à ofensiva e realiza ataques aéreos contra posições do EI.