A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou, no domingo (23), a primeira fase do concurso Vestibular 2016/2017. Os candidatos responderam as questões de Conhecimentos. O número de faltantes estimado é de 4.274 candidatos — 7.78% do total de 54.942 candidatos. Apenas em Curitiba, houve 3.635 desistentes — 7.47% do total. O percentual é inferior ao do vestibular do ano passado, quando os desistentes foram 12,1% na 1ª fase. 

No domingo, também foram divulgadas as datas das demais etapas do concurso. Ainda na noite de domingo, foi divulgado o gabarito provisório do vestibular no portal do Núcleo de Concursos.

Veja gabarito provisório das provas da UFPR

O  gabarito definitivo sai em 7 de novembro. Até a próxima quarta-feira devem ser processados os cartões-resposta. O resultado da primeira fase deve sair até o dia 12 de novembro.

A 2ª fase será realizada em dois dias: 27 de novembro (Prova de Compreensão e Produção de Textos) e 28 de novembro (Provas de Habilidades Específicas). O resultado final do vestibular será divulgado em 13 de janeiro de 2017.

Segundo a UFPR, não houve problemas graves durante a primeira fase. Apenas o trânsito intenso atrapalhou em alguns locais de provas em Curitiba, mas houve tolerância de 10 minutos para os candidatos.