O Coritiba empatou em 1 a 1 com o Fluminense, nesse domingo (dia 23) à tarde, no Couto Pereira, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 14º lugar, com 38 pontos, três pontos acima da zona de rebaixamento. A equipe carioca está na 9ª colocação, com 47 pontos.

O resultado pode ser considerado heroico pelas circunstâncias do jogo. O Coxa já perdia por 1 a 0 aos 41 minutos do 1º tempo, quando o atacante Kleber foi expulso por reclamação. Mesmo com um a menos, o time paranaense conseguiu o empate.

O gol de empate foi do atacante Leandro. Ele chegou a 11 gols em 43 jogos na temporada e é o vice-artilheiro do time em 2016, atrás de Kleber (21 gols em 36 jogos) e à frente de Juan (10 gols em 43 jogos).

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

EXPULSÃO POLÊMICA
O atacante Kleber entrou em campo aos 38 minutos do 1º e foi expulso três minutos depois. No lance, ele comete uma falta normal e reclama levantando o braço e falando algo. A impressão inicial é que a arbitragem exagerou. A torcida ficou revoltada e xingou o árbitro.

O atacante Leandro afirmou que Kleber não estava xingando o árbitro, mas sim falando com o volante João Paulo. O Kleber disse que estava falando com o João (Paulo), declarou. João Paulo confirmou essa versão. “O Kleber me xingou ali, que é coisa do jogo. Eu reclamei que ele perdeu a bola ali e eu xinguei. Não vou pedir por favor para ele”, explicou o jogador do Coxa.

O gerente de futebol do Coxa, Alex Brasil, também protestou. Enquanto não profissionalizar vai acontecer isso aí. Eles vem, fazem o free lance e vão embora, reclamou.

JEJUNS
Os dois times aumentaram seus jejuns. O Coritiba completou cinco jogos sem vencer (três empates e duas derrotas). O Fluminense, que vinha de três derrotas consecutivas, agora está há quatro partidas sem vitórias.

TÉCNICO
O técnico Carpegiani completou 19 jogos no comando do Coritiba, agora com 7 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.

ESCALAÇÕES
O Coritiba não tinha Alan Santos e Neto Berola, que só voltam a jogar em 2017. A novidade era Kleber, recuperado, no banco de reservas. Carpegiani manteve o esquema tático 4-3-3, com Leandro e Iago nas pontas — e Kazim como centroavante. No meio-campo, João Paulo era o único volante. O Fluminense não contava com Diego Cavalieri, Jonathan, Renato Chaves e Willian Matheus, todos lesionados. Levir Culpi manteve o esquema tático 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com domínio do Flu, que conseguia atacar com facilidade pelas pontas (Richarlison na direita e Douglas na esquerda). Aos 14, Bareiro cometeu falta. Scarpa cobrou com cruzamento na cabeça de Gum, que fez 1 a 0 para o time carioca. O Coritiba não conseguiu reagir. Aos 38, Carpegiani fez duas mudanças. Trocou um meia por outro: saiu Veiga e entrou González. A outra foi a entrada do atacante Kleber e a saída do zagueiro Luccas Claro. Com isso, Juninho virou zagueiro, Juan lateral e o time mudou para o 4-4-2. No entanto, três minutos depois, Kleber acabou expulso por reclamação. Lance polêmico. Com um jogador a menos, o Coxa mudou para o 4-4-1, com apenas Kazim no ataque.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o zagueiro Nery Bareiro saiu lesionado. Entrou Walisson Maia. O Flu trocou um meia por outro: saiu Douglas e entrou Marquinho. O Coxa avançou e tentou sufocar o adversário, mas ficou totalmente exposto aos contra-ataques. Em jogadas desse tipo, o time carioca perdeu três chances seguidas. No primeiro bom ataque, o Coritiba empatou. Kazim deu belo passe para Leandro fazer 1 a 1, aos 18. Aos 23, Richarlison foi substituído por Magno Alves. O jogo ficou aberto, com ataques frequentes dos dois times. Aos 45, o Flu acertou a trave, em finalização de cabeça de Marcos Junior.

ESTATÍSTICAS
O Coritiba teve 51,6% de posse de bola, 17 finalizações (2 certas), 84% de precisão nos passes e lançamentos e 2 escanteios. O Fluminense somou 14 finalizações (3 certas e 1 na trave), 84% nos passes e lançamentos e 2 escanteios. Os dados são do WhoScored.

CORITIBA 1 x 1 FLUMINENSE
Coritiba: Wilson; Benítez, Luccas Claro (Kleber), Bareiro (Walisson Maia) e Juninho; João Paulo, Juan e Raphael Veiga (González); Iago, Leandro e Kazim. Técnico: Carpegiani
Fluminense: Julio Cesar; Wellington Silva, Henrique, Gum e Giovanni; Pierre, Cícero, Douglas (Marquinho), Scarpa e Richarlison (Magno Alves); Wellington (Marcos Junior). Técnico: Levir Culpi
Gols: Gum (14-1º) e Leandro (18-2º)
Expulsão: Kleber (41-1º)
Cartões amarelos: Douglas, Richarlison, Henrique (F).
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 9.819 pagantes (10.661)
Renda: R$ 154.615,00
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Richarlison chuta de fora da área. A bola vai ao lado do gol.
14 – Gol do Flu. Falta na direita. Scarpa cruza na 1ª trave. Gum cabeceia forte.
18 – Falta na direita. Scarpa cruza. A defesa falha. Cícero entra livre e chuta perto, ao lado.
23 – Raphael Veiga acerta belo lançamento. Leandro sai na cara do gol. Ele chuta para fora.
40 – Juninho solta a bomba de longe. A bola raspa o travessão.

Segundo tempo
6 – Wilson tira mal a bola. Scarpa tenta o chute de longe. A bola desvia e sobra na área para Richarlison, que dribla um, mas é desarmado por Walisson Maia.
7 – Contra-ataque. Scarpa enfia. Wellington recebe na área, dribla Benítez e, na cara do gol, chuta para fora.
11 – Contra-ataque. Richarlison ganha de Juninho, invade a área e chuta perto, ao lado.
12 – Kazim chuta. A zaga bloqueia. Iago pega o rebote na área e chuta sobre o gol.
18 – Gol do Coritiba. Kazim enfia para Leandro, que recebe na cara do gol e chuta na saída do goleiro.
20 – Richarlison chuta cruzado. Walisson Maia corta mal e Wilson faz lambança, mas se recupera no fim.
25 – Kazim chuta para fora, de fora da área.
27 – Magno Alves domina na área e chuta cruzado. Wilson defende.
33 – Scarpa lança. Marcos Junior tenta a jogada na área. A bola quase encobre Wilson, que salva.
43 – Marcos Junior cruza. Giovanni, livre, cabeceia para fora.
44 – Kazim cruza. Juan tenta o voleio. O goleiro espalma.
45 – Scarpa lança. Marcos Junior entra livre e cabeceia a bola na trave.