A Justiça dos Estados Unidos sentenciou na última sexta-feira (21) Rene Lopez, um homem de 41 anos, a nada menos que 1.503 anos de prisão. O réu foi acusado de ter estuprado sua filha adolescente por diversas vezes em um período de quatro anos. O pedido de condenação partiu da procuradoria e foi aceito pelo juiz do caso, tornando-se a maior sentença já registrada pela Corte Superior da cidade de Fresno (California), onde o caso ocorreu. As informações são do jornal local “The Fresno Bee”.

No último mês de setembro, o júri considerou Lopez culpado de 186 crimes de assédio sexual, sendo dezenas deles de estupro de menor. Segundo Nicole Galstan, procuradora do município, a jovem foi primeiramente abusada por um amigo da família. Em vez de proteger a filha, o pai “escolheu transformar ela em uma propriedade para satisfazer seus próprios desejos sexuais”, nas palavras da procuradora.

Acredita-se que a garota tenha sido estuprada de duas a três vezes por semana entre maio de 2009 e maio de 2013. O ato só acabou, segundo a procuradora, quando a vítima tomou coragem de deixar o pai. Mesmo assim, o pai passava pela nova casa da vítima e deixava músicas românticas em recados na caixa-postal.

Lopez foi finalmente preso pela polícia em novembro de 2013, após a filha ligar para a polícia e denunciar o abuso. Antes do julgamento, a corte ofereceu 22 anos de prisão para Lopez caso ele assumisse a culpa. O pai recusou a proposta e disse que deveria ser libertado pelo tempo que já havia cumprido.

O réu não testemunhou e afirmou em uma carta para o juiz que não teve um julgamento justo, além de afirmar que a sua filha mentiu. “É tudo boato”, escreveu na carta. No anúncio da sentença, o juiz Edward Sarkisian Jr. Afirmou que Lopez abusou da posição de confiança, realizou conduta violenta e é um “sério perigo para a sociedade”. O magistrado ainda citou que o réu nunca demonstrou remorso e culpa a própria filha pelos estupros.

Sarkisian disse ainda que, quando a garota ficou grávida, o pai pagou pelo aborto. E ainda dirigiu as seguintes palavras para a vítima: “você é uma jovem corajosa”.