A Fiat Chrysler (FCA) convocou nesta segunda-feira (24) um recall de 3.932 unidades do Jeep Renegade no Brasil, por causa dos chamados “airbags mortais”, fabricados pela japonesa Takata, que já deixaram 11 mortos nos Estados Unidos.

Ainda não há registro de vítimas no Brasil, mas outras 11 marcas já anunciaram recallsdevido ao problema. 

De acordo com a fabricante, em caso de colisão com acionamento do airbag frontal do passageiro, o inflador do dispositivo de segurança poderá romper-se provocando a dispersão de fragmentos de metal.

Os proprietários devem agendar a troca gratuita do módulo do airbag em uma concessionária Jeep. O atendimento começa em 31 de outubro e deve levar cerca de 2 horas.

 

Maior recall da história
O defeito nos airbags da Takata veio à tona em 2013. No ano passado, uma investigação encomendada pelas montadoras descobriu que o nitrato de amônio, em contato com umidade, trinca a carcaça metálica.

Outras 5 fatalidades na Malásia também foram ligadas ao defeito, mas ainda não há confirmação da causa da morte nestes casos.

Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.