O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), pediu aos líderes dos partidos urgência na indicação dos nomes dos deputados que vão integrar as 24 comissões técnicas da Casa. Enquanto as comissões não estiverem formadas os projetos de lei não podem tramitar porque dependem de pareceres prévios, antes da votação no Plenário. Isso inclui o pacote de corte de gastos do governo, que deve ser reapresentado no início da semana que vem, desta vez sem pedido de regime de urgência ou comissão geral – o que significa que ele precisará tramitar normalmente nas comissões antes de ser votado pelo plenário.

Vagas
Conforme o Regimento Interno, a distribuição das vagas em cada comissão é feita de acordo com o tamanho das bancadas ou blocos partidários, proporcionalmente. Elas são formadas por membros efetivos e suplentes. Até o momento dois partidos – o PSC e o PSDB – já oficializaram as indicações dos deputados que vão atuar nas comissões.

Camburão multado
A Polícia Militar multou a van plotada que ironizou o uso de um caminhão blindado da tropa de choque da PM pelos deputados da base do governo para entrar na Assembleia Legislativa na semana passada para votar o pacote de corte de gastos proposto pelo Executivo. A multa foi motivada pelo fato de que a plotagem fez com que o veículo passasse a ter como cor predominante o preto, ao invés do branco previsto no documento de registro no Detran. Segundo reportagem da RPC TV, o veículo é de propriedade do mecânico Jackson Toti, que diz ser filho de professores. Segundo ele, a plotagem teria sido feita por um dono de oficina seu amigo que executou o serviço sem cobrar nada. A multa aplicada foi de R$ 127,69, com infração grave e cinco pontos na carteira. Os policiais apreenderam os documentos do veículo e deram prazo de cinco dias para que ele retire a plotagem e regularize a situação.

Antecedentes
Aliados do governador Beto Richa (PSDB) reagiram ao apoio do senador Roberto Requião (PMDB) à greve dos professores da rede estadual. Divulgaram nota lembrando que Requião e outros quatro governadores entraram em 2008 no Supremo Tribunal Federal com uma ação contra a lei que criou o piso nacional da categoria. Na época, o peemdebista alegava que a lei iria causar um rombo nas contas dos estados, e que não haveria dinheiro para garantir o pagamento do piso.

Hora atividade
A ação de Requião também questionou o dispositivo da lei que prevê que o professor dedique um terço da carga horária de trabalho em atividades fora da sala de aula, a hora-atividade. Nenhum governo estadual tem orçamento para isso, disse o então governador. O STF negou o pedido de Requião e outros quatro governadores e deferiu pela constitucionalidade da lei.

Água e luz
O corte no fornecimento de água e energia elétrica por falta de pagamento pode ser proibido às vésperas de finais de semana e feriados em Curitiba. A proposta é do vereador Chico do Uberaba (PMN); O objetivo é impedir que o consumidor seja pego de surpresa pelo corte de serviços essenciais como água e luz, serviços que garantem condições mínimas para a sobrevivência de uma família, defende o parlamentar.