O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a Policia Militar do Estado realizaram ontem, em Curitiba, a quinta edição do Encontro Técnico de Padronização de Procedimentos. O objetivo principal é esclarecer dúvidas e debater as mudanças trazidas pela Lei Federal 13.281/16, que altera, a partir do dia 1º de novembro, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Durante o encontro, os policiais receberam o Manual de Infrações 2016, uma publicação desenvolvida pela equipe do Departamento para auxiliar o agente de trânsito no momento da autuação do condutor infrator.
A coordenadora de infrações da autarquia, Marli Batagini, também apresentou as principais alterações no CTB, que começam a valer no próximo mês: como o uso do celular, os novos valores de multas, a alteração do prazo para leiloar os veículos com bloqueio judicial nos pátios e as novas regras para veículos com som alto, por exemplo.
São mudanças significativas e que exigem um reforço de informações. Além disso, é importante pensarmos juntos para aprimorar os procedimentos. Por isso, pela primeira vez, trouxemos um formulário para os agentes de trânsito. O objetivo é identificar as dificuldades e dúvidas, para que elas sejam esclarecidas pontualmente, conta.