As ocupações de escolas públicas tiveram um capítulo federal na noite desta segunda-feira (24). Estudantes tomaram a Reitoria da Universidade Federal do Paraná, em protesto contra a PEC 241, do governo Michel Temer.

A ocupação teve início depois das 21 horas desta segunda-feira, mas já estava programada de antemão. Um cartaz nas paredes de um dos prédios do complexo da Reitoria exibia um cartaz com os dizeres Reitoria UFPR: Sua hora vai chegar e a hashtag #ocupatudo. Na tarde desta segunda, houve uma assembleia entre os estudantes, que optaram pela ocupação.

Os estudantes entoavam o cântico É na teimosia / e vamos ocupar / toda a reitoria. Aqui se respira luta, disse uma estudante.

Os alunos protestam contra a PEC 241, que estabelece um limite de gastos do governo nos próximos 20 anos, e que, para os manifestantes, precariza o ensino e a saúde públicas. Os estudantes chamam a proposta do governo Temer de PEC da #morte.

O ato na UFPR não foi isolado. Na noite desta segunda-feira, estudantes do ensino superior também ocuparam a reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória.