O Porto de Paranaguá recebeu, no último sábado (22), o primeiro navio de passageiros da temporada 2016/2017. O navio norueguês MS Midnatsol é especializado em turismo ecológico e chegou ao litoral paranaense com cerca de 150 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros estrangeiros. Eles vieram ao Litoral do Paraná para conhecer destinos como a Ilha do Mel, Ilha das Peças, Morretes, Antonina e Paranaguá. A embarcação, construída em 2003, é menor do que a maioria dos navios de passageiros e tem um perfil de prestação de serviços mais individualizados e ambiente aconchegante. Ao todo, o navio tem dois bares panorâmicos, além de restaurantes, cafés e biblioteca para atender cerca de 500 passageiros por viagem. O custo da viagem por pessoa pode chegar a R$50 mil. O MS Midnatsol chegou à costa brasileira recentemente para a temporada de cruzeiros de verão, que dura até março, fazendo roteiros pela Patagônia e até Antártica. Depois, o navio volta para a Europa, onde faz roteiros pela costa escandinava.

Restaurante com conceito sustentável inaugura em Curitiba
Curitiba acaba de ganhar um restaurante com conceitos sustentáveis. O Nou Nikkei Cuisine – projetado pelo engenheiro ambiental e consultor em sustentabilidade Matheus Forte – foi construído com base em conceitos da sustentabilidade e que priorizam o uso da luz natural, redução no consumo de água e energia, reaproveitamento de água da chuva, minimização na geração de resíduos e escolha de equipamentos com eficiência energética e de materiais sustentáveis. O projeto foi solicitado pelos sócios Luiz Henrique Demattê de Araújo e Lucas Filipe de Freitas que, além da gastronomia inovadora, definiram que o Nou seria uma casa sustentável.

O resultado é de um restaurante que consome 25% menos água, 35% menos energia e ainda possui conformo térmico e ambiental. O Nou Nikkei Cuisine mescla ingredientes de alta qualidade, transformando pratos peruanos, com os sabores inusitados e técnicas japonesas. Saiba mais www.restaurantenou.com.br

Comitê aprova plano para a bacia hidrográfica do rio Paranapanema
O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) aprovou o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do rio Paranapanema, documento que apresenta um diagnóstico do uso da água na bacia e aponta um conjunto de ações e programas necessários para garantir a qualidade e a quantidade da água.

A Bacia Hidrografia do Rio Paranapanema compreende área de 106 mil quilômetros quadrados e é um divisor natural dos Estados do Paraná e São Paulo, abrangendo 132 municípios apenas no Paraná.No levantamento feito para o plano a qualidade das águas na bacia do Paranapanema varia entre regular e boa. A irrigação é a principal demanda do consumo de água na bacia, 62% do valor, seguida do uso industrial, 19%, e o abastecimento humano, 14%. Os remanescentes de vegetação nativa cobrem cerca de 18% da área da bacia e ao longo dela existem 33 unidades de conservação, sendo 21 delas de proteção integral. O Plano apontou que nestas áreas é necessário maior fiscalização. Já o saneamento das áreas urbanas é satisfatório, segundo o documento.

Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo
Acaba de ser lançado o Plano Nacional de Ação de Emergência para Fauna Impactada por Óleo (PAE-Fauna) é resultado de uma parceria entre o Ibama e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) para minimizar o impacto à fauna brasileira em casos de derramamento de óleo. O PAE-Fauna consiste no Manual de Boas Práticas, no Mapeamento Ambiental para Resposta à Emergência no Mar (Marem) e no Plano de Fauna Oleada do Ibama. Confira o Manual de Boas Práticas http://www.ibama.gov.br/phocadownload/emergencias_ambientais/PAEFauna/paefauna2016-manual.pdf

Zelo Ambiental
A MRV Engenharia mantém dois lagos em São José dos Pinhais e os torna atrativos em empreendimento residencial. A exemplo do que aconteceu no Spazio Cosenza, onde o pequeno banhado virou um lago preservado ao centro condomínio, o mesmo está ocorrendo no Reserva Casa Blanca, em São José dos Pinhais, que terá dois lagos e um bosque de preservação, com mais de 26 mil metros quadrados, onde serão plantadas mais de 500 mudas de árvores nativas e frutíferas.