O Coritiba perdeu o meia Juan para o confronto dessa quarta-feira (dia 26) às 21h45 (horário de Brasília), na Colômbia, contra o Atlético Nacional, na partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. O jogador sofreu uma lesão muscular e foi vetado pelo departamento médico.

No jogo de ida, na semana passada no Couto Pereira, os dois times empataram em 1 a 1. O gol fora de casa é critério de desempate. Com isso, o Atlético avança às semifinais com um empate em 0 a 0. Empate em 2 a 2 ou mais classifica o Coxa.

Se passar pelo time colombiano, o Coritiba iguala o Atlético Paranaense, que tem a melhor campanha de um time paranaense na história da competição. A equipe rubro-negra foi semifinalista na edição 2006 da Sul-Americana, eliminando Paraná Clube, River Plate-ARG e Nacional-URU. Perdeu duas vezes para o Pachuca (1 a 0 na Arena da Baixada e 4 a 1 no México) na última fase antes da final.

A Sul-Americana começou em 2002. Desde então, dois brasileiros foram campeões: Internacional em 2008 e São Paulo em 2012. Outro três chegaram à final: Fluminense em 2009, Goiás em 2010 e Ponte Preta em 2013. Sete vezes os brasileiros pararam nas semifinais: São Paulo em 2003, 2013 e 2014, Inter em 2004, Atlético em 2006, Palmeiras em 2010 e Vasco em 2011.

O Coritiba faz em 2016 sua melhor campanha em uma edição da Sul-Americana.

Para tentar se igualar a esses brasileiros, o Coritiba não contará com o meia Juan e o zagueiro Nery Bareiro, lesionados. O volante Alan Santos e o atacante Neto Berola, que estão no DM e não jogam mais em 2016, ficaram no Brasil.

O técnico Carpegiani avisou que o meia Ruy será o substituto de Juan. Para a vaga de Bareiro, a principal opção é Walisson Maia.

Carpegiani levou 21 jogadores para a partida. A novidade pode ser o atacante Kleber como titular. Ele foi expulso no último domingo e cumprirá suspensão automática no sábado, contra o Botafogo. No meio-campo, González pode ganhar a vaga de Raphael Veiga.

O Atlético Nacional não terá o zagueiro Francisco Nájera, expulso no Couto Pereira, nem com o habilidoso lateral Daniel Bocanegra, que sofreu grave lesão na perna esquerda.

ATLÉTICO NACIONAL x CORITIBA
Atlético Nacional: Armani; Gilberto García, Felipe Aguilar, Alexis Henríquez e Farid Díaz; Diego Arias, Mateus Uribe, Orlando Berrío, Macnelly Torres e Alejandro Guerra; Miguel Borja. Técnico: Reinaldo Rueda
Coritiba: Wilson; Benítez, Luccas Claro, Walisson Maia e Juninho; João Paulo, González (Raphael Veiga) e Ruy; Iago, Kazim (Kleber) e Leandro. Técnico: Carpegiani
Árbitro: Victor Hugo Carrillo (PER)
Local:estádio Atanasio Girardot, em Medellin, quarta-feira às 21h45
TV: RPC

OS 21 CONVOCADOS
Por Carpegiani, para o jogo na Colômbia
Goleiros: Bruno e Wilson
Lateral-direito: Cesar Benítez
Zagueiros: Juninho, Luccas Claro e Walisson Maia
Lateral-esquerdo: Carlinhos
Volantes: Amaral, Edinho e João Paulo
Meias: Bernardo, Gonzalez, Juan, Ruy, Thiago Lopes e Raphael Veiga
Atacantes: Iago, Kazim, Kleber, Leandro e Vinícius