O Governo do Estado e as prefeituras de municípios do Sudoeste promovem iniciaram nesta terça-feira (25), em Santa Izabel do Oeste, o primeiro mutirão de consultas oftalmológicos para pacientes que fizeram cirurgia de catarata. O mutirão, que segue até quinta-feira (27), deve atender 300 pacientes. 

O objetivo é acompanhar a evolução do pós-operatório e avaliar se há a necessidade de ajustar o grau dos óculos indicados ao paciente. As cirurgias aconteceram nos meses de julho e agosto no Hospital da Fronteira, em Pranchita. Pelo menos 600 procedimentos foram realizados. 

De acordo com a diretora da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Cíntia Ramos, esta é mais uma etapa do mutirão que está zerando a demanda por cirurgias de catarata na região. Estamos preocupados com a qualidade de vida dessas pessoas. Este momento de adaptação é extremamente importante para que os pacientes retomem suas rotinas diárias, ressaltou. 

VOLTAM A ENXERGAR – A iniciativa beneficia pessoas que estavam há mais de cinco anos na fila de espera pelo procedimento. Graças a ação do Governo do Estado, pacientes praticamente cegos voltaram a enxergar depois da cirurgia. A catarata é uma doença grave que afeta diretamente a lente natural dos olhos. 

Roberto Cacciari Filho, médico responsável pelo mutirão, afirma que este retorno é essencial para garantir o sucesso do procedimento. “Trata-se de uma consulta de refração, que avalia as condições de visão do paciente. Em muitos casos, é preciso alterar o grau dos óculos para um melhor desempenho da vista, explicou. 

Ao todo, o Estado investiu R$ 900 mil no mutirão de cirurgias de catarata do sudoeste. Pacientes de 26 municípios foram beneficiados. A expectativa é dar continuidade ao projeto, de acordo com a demanda da região.