SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com carros de som e cerca de 1.500 cavalos, mais de 5.000 vaqueiros se reuniram em Brasília nesta terça-feira (25) para um ato a favor da vaquejada. Eles negam as acusações de que a prática seja prejudicial aos animais.
Os manifestantes começaram a se reunir na madrugada desta terça e fizeram apresentações no gramado em frente à Esplanada dos Ministérios. De acordo com a Polícia Militar de Brasília, a manifestação transcorre pacificamente.
A mobilização foi organizada pela ABVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada) e pela a ABQM Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha). Segundo a ABQM, foram reunidos vaqueiros de todas as regiões do país.
LEGALIZAÇÃO
Nesta terça-feira, a ABVAQ e a ABQM divulgaram um manifesto defendendo a legalização da vaquejada no Brasil. O texto foi publicado em jornais do país. As associações propõem um diálogo com a sociedade, em especial com ativistas de defesa dos animais, para elaborar regulamentações pelo bem-estar dos bichos.
“Nossa prática é a vaquejada que obedece regras e proíbe qualquer tipo de mau trato e agressão”, diz o texto.
No último dia 6, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu contra uma lei que regulamentava a vaquejada no Ceará -e, na prática, a proibiu. “São manifestações extremamente agressivas contra os animais”, justificou a presidente do STF, Carmen Lúcia, dizendo-se contrária à modalidade.
A prática consiste numa corrida entre dois vaqueiros montados a cavalo que têm como objetivo perseguir e derrubar um boi puxando-o pela cauda numa pista de areia com 100 metros de comprimento.
As associações afirmam que a atividade é “típica da vida rural” e que o fim dela traria problemas para a economia. “São mais de 700 mil pessoas e suas famílias, que tiram seu sustento das vaquejadas no Brasil e engrossarão, caso a proibição da prática se confirme, a legião dos já mais de 12 milhões de desempregados no país.
Segundo a ABVAQ, são realizados anualmente cerca de 4.000 eventos no país, sobretudo no Nordeste. Os prêmios para os vencedores chegam a R$ 300 mil.
Após decisão do STF, foram realizados protestos em nove Estados e no Distrito Federal em apoio à vaquejada. Em Brasília, criadores de gado levaram cavalos à Esplanada dos Ministérios.
Nascida no sertão nordestino, a vaquejada é frequentemente criticada por entidades defensoras dos animais e deram origem a diversas ações judiciais no país.