Em solenidade na Federação das Indústrias do Paraná, o ministro Marcos Pereira lança hoje o programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa que busca aumentar em pelo menos 20% a produtividade das empresas participantes. O ministro participa também da entrega de certificado do milésimo treinamento da Redeagentes (Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior).
No Paraná, serão atendidos 200 empreendimentos pelo Brasil Mais Produtivo, em três setores. Selecionados a partir de estudos técnicos do MDIC, participação os empresários dos ramos Moveleiro, no APL de Móveis de Arapongas; Metalmecânico, no APL de Metalmecânico de Curitiba; e Alimentos e Bebidas, no APL de Alimentos, bebidas, orgânicos, erva mate (Londrina, Maringá e Curitiba).
O programa dissemina o uso de ferramentas de manufatura enxuta (lean manufacturing), baseadas na redução dos sete tipos de desperdícios mais comuns que ocorrem no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.
A Redeagentes, programa do MDIC que já capacitou mais de 25 mil empreendedores em 256 municípios brasileiros desde o seu início.