FABRÍCIO LOBEL
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A tentativa de furto de produto químico de dentro de um duto da Petrobras causou na madrugada desta quarta-feira (26) a remoção de 40 moradores na zona leste de São Paulo.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado De São Paulo) afirmou que criminosos estiveram em um galpão industrial, na Vila Jacuí, e que, a partir do galpão, cavaram um túnel até atingirem um duto da Transpetro, subsidiária da Petrobras para área de transportes, que transportava nafta –derivado do petróleo e altamente inflamável.
A Transpetro informou que constatou um furto de combustível na estrutura do oleoduto Osvat 22, que liga os terminais de Guarulhos e São Caetano do Sul (Grande SP), na altura do bairro Jardim das Camélias.
A companhia informou que as operações do duto foram imediatamente interrompidas e que mobilizou equipes de emergência para conter o produto e realizar o reparo na estrutura.
De acordo com a Cetesb, o duto foi danificado e parte do produto se infiltrou por debaixo de algumas casas. Até a manhã desta quarta, ainda havia risco de explosão no local e 40 moradores foram removidos, segundo a companhia.
A Transpetro afirmou que deslocou 14 pessoas para hotéis da região e que está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da comunidade do entorno.
Equipes das duas companhias estão no local para drenar o nafta, que infiltrou por debaixo de algumas casas, e realizar o reparo na estrutura danificada. A Defesa Civil ainda avalia o dano causado no local.
A Transpetro informou que a polícia foi acionada e que está colaborando com as investigações. A empresa disse ainda que preza pela segurança de suas operações, do meio ambiente e das pessoas.