ITALO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O deputado Marcelo Freixo (PSOL) decidiu concentrar sua estratégia de campanha a partir desta quarta-feira (26) nos eleitores indecisos ou que pretendem anular o voto.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (25) aponta que 19% dos eleitores declaram votar nulo, enquanto outros 8% estão indecisos.
Crivella se manteve na liderança com 46% das intenções de votos totais -63% dos votos válidos- tendo oscilado negativamente dentro da margem de erro em relação à última pesquisa. Freixo tem 27% das intenções de votos totais, e 37% dos válidos.
O resultado da pesquisa frustrou a campanha do PSOL, após duas semanas de intenso ataque ao adversário, o senador Marcelo Crivella (PRB), na propaganda de TV. O rival também foi tema de reportagens críticas ao longo da semana passada, em que foram revelados casos de intolerância religiosa e a prisão em 1990. Nada influenciou nas intenções de voto, indica o levantamento.
“Quero dirigir a minha palavra a quem não decidiu em quem votar, e a quem está pensando em votar nulo ou não ir votar. Faço o pedido de trocar o voto nulo pelo voto de confiança. Pode discordar em mim em algumas coisas. Mas não pode entregar a cidade para esse grupo que anda com o Crivella”, afirmou Freixo, em entrevista à CBN.
De acordo com dados do Datafolha, o grupo que mais concentra eleitores que não escolhe nenhum dos dois é o de católicos. Entre estes eleitores, 36% não declaram voto nem em Freixo, nem em Crivella -são 11% de indecisos e 25% pretendem anular o voto.
Os evangélicos pentecostais -do qual a Igreja Universal faz parte- são os eleitores com a menor taxa de voto nulo e indeciso. Apenas 13% dos entrevistados desse grupo não escolhe nenhum dos candidatos, sendo 8% com a intenção de anular voto e 5% de indecisos.
“Não se anule nessa eleição, não deixe que alguém decida por você o que vai acontecer nessa cidade. Um de nós vai ser o prefeito”, disse o candidato do PSOL.
A campanha de Freixo esperava um resultado melhor para o PSOL. Está marcada para esta tarde o “comício da virada” na Lapa. Crivella estará num palanque na quinta-feira (27), na Cinelândia, após se recolher na campanha.
Nesta reta final, Crivella decidiu atacar a imprensa e se recolher. Não foi às entrevistas marcadas na rádio CBN e no RJTV – 2ª edição da TV Globo. Também não é certo que o senador participe do debate da TV Globo, marcado para a noite de sexta-feira (28).