O pinheiro de Natal é um dos principais símbolos das festas natalinas. E, a cada ano, os itens de decoração ocupam as prateleiras cada vez mais cedo, antecipando também a montagem da árvore. Com isso, há casas em que a montagem da árvore é feita ainda em novembro. Mas, há um dia específico para a montagem da árvore? A resposta vai depender da origem familiar de cada um.
Enquanto nos Estados Unidos se monta a árvore de Natal no Dia de Ação de Graças — que neste ano será 24 de novembro — no Brasil o dia certo para montar a árvore de Natal é no quarto domingo antes do Natal — no caso deste ano, no dia 27 de novembro — chamado pelos católicos como o Domingo do Advento e que marca o ínicio do Ano Litúrgico.
No entanto, a montagem não pode ser feita de uma vez, mas aos poucos. Segundo a tradição, a cada dia devem ser colocados determinados ornamentos na árvore, como bolas, estrelas, luzes e o algodão para representar a neve. A desmontagem da árvore na crença cristã deve ser feita no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis.