O número de empregos temporários que serão criados para atender a demanda do comércio no Natal deste ano no Paraná será levemente mais alto que o do ano passado. Entre as vagas que devem ser abertas, a de vendedor lidera, até pelas características da data.
Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) identificou que a função de vendedor é a mais cotada, com a maioria das intenções de contratação (68%). Em 2015 esse índice era de 46%. Os que ainda não sabem que profissionais contratar somam 7%, e os que pretendem contratar principalmente profissionais relacionados ao caixa são 2%.
A sondagem também mostoru que entre os estabelecimentos comerciais questionados, 16% têm intenção de contratar temporários para as festas de fim de ano. No ano passado a sondagem chegou a 14,5%. O aumento no contingente de temporários devem subir, mas não deve ser significativo.
Em 2014, no início da crise financeira, a intenção de contratação de temporários para o Natal era de 29,4%. Esse índice foi reduzido pela metade em 2015 (14,5%) e agora apresenta uma leve recuperação (16%).
De acordo com o presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, mesmo que timidamente, o comércio já vem percebendo sinais de melhora na economia do país. Não apenas nesta sondagem, mas em outras pesquisas da Fecomércio, como a Conjuntural, temos verificado que, aos poucos, o comércio está se recuperando, diz.