O Coritiba está fora da Copa Sul-Americana 2016. A eliminação ocorreu nessa quarta-feira (dia 26) à noite, em Medellín, com a derrota por 3 a 1 para o Atlético Nacional-COL, na partida de volta das quartas de final. No jogo de ida, na semana passada no Couto Pereira, os dois times empataram em 1 a 1.

A equipe de Medellín agora enfrentará na semifinal o Cerro Porteño, do Paraguai. O Coritiba teve na Sul-Americana 2016 sua melhor campanha em competições internacionais oficiais.

A partida foi marcada por golaços. O Coxa abriu o placar em cobrança de falta sensacional do meia venezuelano César González. O colombiano Miguel Borja, 23 anos, fez os três gols do Atlético. Um deles foi em um lance espetacular.

Borja soma 12 gols em 17 jogos pelo clube. Antes de chegar ao Atlético, rodou por sete clubes em cinco anos (Deportivo Cali-COL, Cúcuta-COL, Cortuluá-COL, La Equidad-COL, Livorno-ITA, Olimpo-ARG e Santa Fé-COL).

FASES
O Coritiba completou seis jogos seguidos sem vencer (três empates e três derrotas). O Atlético Nacional, campeão da Copa Libertadores 2016, soma agora 14 partidas consecutivas sem perder.

FATOR CAMPO
Como mandante, o Atlético Nacional somou 24 vitórias, seis empates e três derrotas na temporada 2016. Está há 11 jogos sem perder em casa.

TÉCNICO
O técnico Carpegiani completou 20 jogos no comando do Coritiba, com 7 vitórias, 6 empates e 7 derrotas.

ESCALAÇÕES
O Coritiba não tinha Juan, Bareiro, Alan Santos e Neto Berola, lesionados. João Paulo foi poupado. O esquema tático foi o 4-1-4-1. No meio-campo, Leandro e Iago jogaram como extremos, pelos lados do campo. González e Ruy eram os meias centrais. A novidade era o zagueiro Walisson Maia improvisado na lateral-esquerda. O Atlético Nacional não contava com Nájera e Bocanegra. O time colombiano usou o 4-2-3-1 de sempre.

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético Nacional tinha a vantagem de jogar pelo 0 a 0 e não forçou o ritmo. Mesmo assim, controlou o jogo e criou as melhores jogadas do primeiro tempo. O Coxa teve desempenho razoável na marcação e, com a bola, levou algum perigo em arrancadas de Leandro. Aos 42, González marcou um golaço em cobrança de falta de longa distância: 1 a 0 para o time brasileiro. Foi o primeiro gol e a 18ª partida do venezuelano com a camisa do Coritiba.

MUDANÇAS
Aos 20 minutos do 1º tempo, o zagueiro Luccas Claro saiu lesionado. Entrou o meia Thiago Lopes, que ficou na lateral-direita. Walisson Maia passou para a zaga e Benítez, para a lateral-esquerda.

No 2º tempo, aos 10 minutos, saiu o meia Ruy e entrou o volante João Paulo. Aos 19, Carpegiani tirou o meia González e colocou o atacante Kleber Gladiador. O time mudou para o 4-4-2, com Kazim e Kleber no ataque. No meio, Iago e Leandro jogavam como extremos.

SEGUNDO TEMPO
O time colombiano voltou pressionando e chegou ao empate aos 6 minutos, com chute de fora da área de Borja. E virou para 2 a 1 aos 14. Torres cobrou escanteio e Borja, de voleio, fez um golaço. Aos 25, o árbitro marcou pênalti para o Atlético, por toque de mão de Kazim. O lance é polêmico. A imagem da TV deixa a impressão que a bola bateu no peito do jogador do Coxa. Borja cobrou e fez 3 a 1.

ESTATÍSTICAS
O Coritiba teve 33% de posse de bola, 5 finalizações (2 certas), 79% de precisão nos passes e 2 escanteios. O Atlético somou 10 finalizações (5 certas e 1 na trave), 89% de precisão nos passes e 11 escanteios. Os dados são da Conmebol/Data Factory.

ATLÉTICO NACIONAL 3 x 1 CORITIBA
Atlético Nacional: Armani; Farid Díaz, Aguilar, Henríquez e Uribe; Diego Arias, Macnelly Torres, Berrío, Guerra (Rívas) e Ibargüen (Mosquera); Miguel Borja. Técnico: Reinaldo Rueda
Coritiba: Wilson; Benítez, Luccas Claro (Thiago Lopes), Juninho e Walisson Maia; Amaral, González (Kleber) e Ruy (João Paulo); Iago, Kazim e Leandro. Técnico: Carpegiani
Gols: González (43-1º), Borja (6-2º, 14-2º e 27-2º),
Cartões amarelos: Kleber (C). Aguilar, Ibargüen (AN).
Árbitro: Victor Hugo Carrillo (PER)
Local:estádio Atanasio Girardot, em Medellin

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Borja chuta cruzado, da entrada da área. Wilson segura.
25 – Borja chuta da entrada da área. A bola sai perto, ao lado do gol.
30- Farid Diaz invade a área e chuta cruzado. A bola passa perto.
34 – Falta frontal. Torres cobra perto, sobre o gol.
40 – Borja toca para Guerra, na área. Ele passa por Amaral e, na cara do gol, chuta para fora.
43 – Gol do Coritiba. Falta de longa distância. González coloca no ângulo. Golaço.
44 – Leandro chuta de fora da área. O goleiro segura.

Segundo tempo
4 – Depois de escanteio, a bola sobra na área para Uribe, que chuta para fora.
6 – Gol do Atlético. Ibarguen cruza. Guerra divide e a bola sobra Borja, fora da área. Ele chuta no cantinho.
13 – Lançamento. Berrío sai na cara do gol e chuta na trave.
14 – Gol do Atlético. Escanteio. Torres cruza. Borja voa e dá um chute estiloso, no ângulo. Golaço.
27 – Gol do Atlético. O árbitro marca pênalti por toque no braço de Kazim. Lance polêmico. Borja cobra no ângulo.
30 – Falta na esquerda. João Paulo cruza. Livre, Juninho cabeceia para fora.
31 – Berrío entra na área e chuta. Wilson salva.