SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta quinta-feira (27) os locais de provas da primeira fase do vestibular 2017, que acontece no dia 20 de novembro. Ao todo, 73.487 pessoas se inscreveram para disputar uma das 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação da instituição.
Para consultar, o vestibulando deve acessar o site da Comvest (http://www.comvest.unicamp.br/vest2017/F1/localf1.html), comissão responsável pelo exame, e digitar o nome ou o número de inscrição no processo seletivo. A comissão também enviou a todos os candidatos uma mensagem com a informação do local.
O exame deste ano será aplicado em Brasília e em 29 cidades do Estado de São Paulo: Araçatuba, Avaré, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.
PROVAS
Na primeira fase do exame, o candidato terá de responder a 90 questões de múltipla escolha de: língua portuguesa e literatura (13), matemática (13), história (9), geografia (9), física (9), química (9), biologia (9), inglês (7), além de 12 interdisciplinares.
Cada questão terá quatro alternativas e o tempo máximo de prova é de cinco horas e o mínimo de três horas e trinta minutos. Já a segunda fase acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017.
Os estudantes devem chegar ao local de prova com uma hora de antecedência do fechamento dos portões (13h, horário de Brasília). Confira demais informações no Manual do Candidato (https://www.comvest.unicamp.br/vest2017/download/manual2017.pdf), com orientações necessárias sobre às provas e demais etapas do vestibular.
A Comvest reforça ainda que os estudantes devem ficar atentos as datas das provas de habilidades específicas de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, que ocorrerão no período de 23 a 26 de janeiro de 2017.
A lista de livros obrigatórios (confira aqui ) reúne 12 obras e é composta por diferentes gêneros e extensões, que inclui romances, coletâneas de poemas e peças teatrais, mas também textos curtos, como contos, crônicas, peças de oratória ou de crítica, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos sem sobrecarregá-lo no volume de leituras.
APROVADOS
A lista de aprovados será divulgada no dia no dia 13 de fevereiro de 2017, e os candidatos selecionados devem realizar a matrícula não presencial entre os dias 14 e 15 de fevereiro.
A Unicamp não adota o sistema de cotas, mas concede bonificação nas notas da primeira e segunda fases para alunos. Todos os candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas receberam 60 pontos na primeira fase e outros 90 pontos na segunda fase.
Os candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas receberam além desses, outros 20 e 30 pontos respectivamente na primeira e na segunda fases.
TIMES HIGHER EDUCATION
A Unicamp é a segunda melhor universidade da América Latina em um ranking com 50 instituições, segundo a THE (Times Higher Education) divulgado no dia 7 de julho. A publicação britânica é uma das principais referências em reputação acadêmica. A USP (Universidade de São Paulo) aparece em primeiro lugar.
A classificação atual -a primeira realizada pela publicação só com instituições da América Latina- utilizou os mesmos indicadores de desempenho do ranking mundial do THE: ensino (ambiente de ensino), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), internacionalização e inovação (transferência de tecnologia).