Mais dois campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram ocupados na noite de quarta-feira (26): no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, e em Matinhos, no litoral do Paraná. Junto com o prédio da Reitoria, agora são três prédios da UFPR ocupados.

O motivo é protestar contra  Medida Provisória 746 que propõe uma reforma no ensino médio do país .

De acordo com a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), o Paraná tem 850 escolas estaduais ocupadas, mas a Secretaria da Educação diz que são 567. 

A UFPR divulgou nota sobre as ocupações. Veja na íntegra:

“A Reitoria da UFPR vem a público para registrar que entende como legitima toda a forma de manifestação pacífica, que não prejudique os direitos de terceiros.

O movimento que hoje ocupa alguns dos prédios didáticos da UFPR tem demonstrado respeito e não tem impedido o funcionamento das atividades administrativas vitais, responsáveis pelo cumprimento de obrigações como: pagamento a prestadores de serviço, fornecedores e empresas terceirizadas, bem como bolsas acadêmicas.

Concluindo, o Tribunal Regional Eleitoral TRE-PR solicitou alguns espaços em diferentes campi da UFPR para a realização do segundo turno do pleito eleitoral municipal. Conforme comunicado publicado no site da UFPR, estes espaços ficam sob responsabilidade do TRE-PR a partir da manhã do dia 27/11 até o término das eleições.”