Santa Mônica inaugura complexo aquático de alta tecnologia

27/10/16 às 16:50 Redação Bem Paraná, com assessoria
O novo complexo aquático do Santa Mônica (foto: Divulgação/Cleber Patrício)

Um dos mais tradicionais clubes do Paraná, o Santa Mônica Clube de Campo, inaugura no dia 5 de novembro, o seu Complexo Aquático. Destaque para a nova piscina olímpica projetada com equipamentos de última geração, contando com sistemas de filtragem, aquecimento de água com energia renovável de pellets e reaproveitamento de água das chuvas. Ela conta com as dimensões oficiais exigidas pela Federação Internacional de Natação (FINA), e já homologada para sediar competições estaduais, nacionais e internacionais. Com essa nova infraestrutura, o Clube tem o objetivo de atender a uma demanda reprimida por parte dos associados e utilizar para a formação de atletas de alto rendimento, visando as Olimpíadas de Tóquio, em 2020.

A obra que teve início no mês de outubro de 2013, contou com um investimento de mais de R$ 12 milhões com recursos próprios, que incluem ainda a urbanização e estacionamento do local. Além disso, contou com equipamentos fornecidos em parceria com a Confederação Brasileira de Clubes - CBC e Ministério do Esporte, os quais proporcionam um sistema completo de cronometragem, por meio de um moderno placar eletrônico com sistema integrado, sensor de placas e blocos de partida, semelhantes aos que foram utilizados nas Olimpíadas Rio 16.

Com as novas instalações, o Santa Mônica Clube de Campo poderá atender ainda melhor os seus associados, proporcionando uma excelente infraestrutura para as atividades aquáticas. Além disso, servirá para a preparação dos futuros nadadores, através do Programa de Formação de Atletas, desenvolvido em conjunto com a Confederação Brasileira de Clubes, beneficiando os moniquenses e a comunidade para fortalecer o esporte paranaense e brasileiro. “Com essa piscina olímpica, passamos a contar com uma das instalações mais modernas do país, podendo atender melhor os nossos associados, fornecendo condições para que possam realizar as suas atividades aquáticas durante o ano todo, podendo contar com todo o conforto e tecnologia a seu favor. Também, teremos condições ideais para sediarmos competições estaduais, nacionais e internacionais”, comenta o presidente Aniceto Zanuzzo.

Tecnologia e Meio Ambiente
Na construção da piscina olímpica, o Santa Mônica Clube de Campo teve a preocupação de aliar inovação, tecnologia e preocupação ambiental. Ela foi projetada com a utilização de equipamentos de ponta no sistema de filtragem e segue as normas internacionais, permitindo filtrar os 2,6 milhões de litros de água em 6 horas, com três conjuntos de filtros, conforme normas oficiais da FINA. Um diferencial inovador e ecologicamente correto é no aquecimento da água através da energia gerada com a utilização de pellets, que se trata de energia reaproveitável, vindo de resíduos de serragem e cepilhos de reflorestamento, o que permite que este custo seja inferior as demais tecnologias empregadas.

Para a captação da água das chuvas, foi implantado um sistema de reaproveitamento da água, que conta com um reservatório para comportar 10 mil litros. A água captada através das calhas do telhado passa por um sistema de filtragem antes de ser represada e através de bombas de comando, será utilizada nos vasos sanitários dos banheiros do Complexo.

A casa de máquinas foi projetada com corredores nas quatro laterais da piscina e galeria centralsubterrânea. Assim, será possível fazer manutenções preventivas e corretivas em todas as partes das instalações hidráulicas, sem interferir no funcionamento das atividades aquáticas.

O Complexo
O Complexo conta com estrutura total de 7.243,65 m², formada por 1 piscina olímpica de 50m x 25m x 2,10m, 1 piscina semiolímpica de 15m x 25m x 1,40m, 1 piscina para adaptação aquática de 15m x 5m x 0.90m. Todas as estruturas são cobertas, aquecidas e com vestiários masculino, feminino e infantil. Além disso, o Santa Mônica Clube de Campo possui um Parque Aquático Externo, integrado por 5 piscinas, sendo 2 infantis.

A nova piscina conta ainda com arquibancada, sala de máquinas, tecnologia acústica nos vidros, iluminação de lead e cobertura termo acústica.

Todas as instalações serão utilizadas para aulas de natação iniciante a master, hidroginástica e ainda para atividades de lazer e recreativas para associados do Santa Mônica Clube de Campo.

Formação de atletas
Em conjunto com a CBC, o Santa Mônica Clube de Campo tem desenvolvido o Programa de Formação de Atletas. Essa parceria contribui na aquisição de todo o equipamento e material esportivo necessário para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do esporte olímpico. A finalidade é aumentar o número de crianças que desenvolvem a atividade, com a presença de associados nas escolinhas de base, além de promover a inclusão social de crianças, com intuito de fornecer mais atletas para as categorias principais e seleções, oportunizando que novos jovens possam se revelar como talentos esportivos.

 

 

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop