Depois de uma intensa troca de ataques e acusações das últimas semanas, os dois candidatos a prefeito de Curitiba no segundo turno, Ney Leprevost (PSD) e Rafael Greca (PMN) baixaram ontem o tom dos discursos, pelo menos nos programas de televisão exibidos à tarde e à noite. Apesar de ambos fazerem referência às baixarias da reta final da disputa, os dois levaram ao ar programas bem mais amenos, em uma clara estratégia para tentar atrair o voto dos indecisos e evitar o aumento da rejeição dos eleitores incomodados com a agressividade da reta final da campanha.
Greca abriu seu penúltimo programa pedindo desculpas por ter sido obrigado a expor as supostas contradições de seu adversário na propaganda eleitoral. Reafirmou que todas as denúncias que ele apresentou seriam documentadas. Leprevost, por sua vez, adotou linha semelhante, voltando a acusar oponente de apelar no segundo turno com acusações infundadas, reproduzindo uma tática da velha política para tentar desestabilizar sua candidatura.
Os dois também fizeram apelos para que os eleitores não deixem de votar, nem anulem ou votem em branco, argumentando que cada voto pode ser decisivo para o futuro da cidade. Leprevost e Greca também exibiram depoimentos de apoiadores, como o apresentador Carlos Massa, o Ratinho no caso do primeiro, e o ex-governador Paulo Pimentel pelo segundo. A maior parte do espaço restante foi usado para reprisar promessas já veiculadas durante a propaganda.
Fora do horário eleitoral, os dois utilizaram o dia para entrevistas a veículos de comunicação e visitas e reuniões a bairros. No início da manhã, Leprevost esteve nas rádios Globo e Transamérica Light. Uma vez por mês haverá audiência pública geral no prédio da Prefeitura, quando munícipes serão atendidos, sem marcar hora, pelo prefeito e os secretários municipais, disse. Os cargos em comissão serão reduzidos e, os servidores concursados do município prestigiados. As mordomias serão cortadas e o desperdício do dinheiro do contribuinte, combatido, afirmou.
Greca esteve no Hospital Erasto Gaertner onde reafirmou o compromisso de parceria com os hospitais da cidade e compromisso de aporte para a construção do Erastinho. Vamos construir ali um Terminal Humanitário de ônibus, prometeu. Ainda pela manhã, o candidato participou da reunião do Arranjo Produtivo Local Software de Curitiba e respondeu perguntas sobre o programa Vale do Pinhão, pelo qual pretende incentivar as empresas de tecnologia que contratem jovens, comprem e utilizem tecnologia e sistemas produzidos em Curitiba. Na hora do almoço, o candidato esteve na fábrica da Volvo na CIC e no início da tarde visitou a fábrica da Aeroflex.
No final da tarde, os dois participaram de debate na rádio Jovem Pan.

OS CANDIDATOS

Rafael Greca (PMN)
Coligação Curitiba Inovação e Amor – PMN, PSDB, PSB, DEM, PTN, PSDC E PTdoB
Vice: Eduardo Pimentel (PSDB)
Número na urna: 33
Idade: 60 anos
Estado civil: casado
Ocupação/profissão: engenheiro
Total de bens: R$ 573.442,75
Cargos: vereador (1983-86); deputado estadual (1987-90/2003-2006); prefeito de Curitiba (1993-96); deputado federal (1998-99); ministro do Esporte e Turismo (1999-2000).

Ney Leprevost (PSD)
Colicação Corrente do Bem – PSC, PSD, PEN, PTC, PPL, PC do B, PSL.
Vice: João Guilherme (PSC)
Número na urna: 55
Idade: 42 anos
Estado civil: casado
Ocupação/profissão: jornalista, deputado
Total de bens: R$ 860.458,94
Cargos: vereador de Curitiba (1997-1998-2001/2006) Secretário de Turismo no Paraná (1999 a 2000); deputado Estadual desde 2007.