SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A AB InBev, dona da Ambev e líder mundial do setor de cervejas, anunciou uma queda de 2% do lucro no terceiro trimestre, afetado principalmente pelos resultados ruins no Brasil.
A fabricante de marcas como Budweiser, Corona e Stella Artois também cortou previsão para o crescimento da receita do ano inteiro, após as vendas caírem pelo quarto trimestre consecutivo no Brasil, seu segundo maior mercado.
“A maior parte de nossos mercados apresentou resultados sólidos. No entanto, esses resultados foram negativamente impactados por um trimestre muito fraco no Brasil”, disse o diretor financeiro da empresa, Felipe Dutra.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de US$ 4,032 bilhões, 2% a menos que no mesmo período de 2015. Foi o primeiro declínio anual desde que a AB InBev foi formada com a aquisição da Anheuser-Busch pela InBev em 2008.
Os resultados sofreram o impacto negativo de um “trimestre muito fraco no Brasil”, provocado pela queda do consumo, mas também por efeitos cambiais desfavoráveis, afirma a empresa em um comunicado.
A AB InBev esperava que o lucro líquido por hectolitro de cerveja registrasse alta acima da inflação, mas teve que revisar as perspectivas pela situação no Brasil.
As previsões não têm, no entanto, o impacto da recente fusão com a SABMiller, concluída em meados de outubro e que transformará o grupo em uma empresa ainda mais gigantesca.