SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Forças de segurança dos Estados Unidos prenderam nesta quinta-feira (27) 141 indígenas e ambientalistas que protestavam em uma rodovia contra a construção do oleoduto Dakota Access.
Os manifestantes estavam acampados desde o fim de semana em propriedade particular para impedir a construção do oleoduto, que levará óleo do Estado da Dakota do Norte para Dakota do Sul e Illinois.
A polícia usou spray de pimenta e projéteis de chumbo para dispersar o protesto, e disse ter liberado a área no início da noite. Durante o ato, ativistas queimaram pneus e, segundo as autoridades, uma mulher sacou um revólver e disparou três vezes contra os policiais, sem ferir ninguém.
Após deixarem a área, os manifestantes prometeram ocupar outros terrenos em propriedade federal.
O Dakota Access terá 2.000 quilômetros de extensão, e pretende-se concluir sua construção até o fim do ano. O projeto atraiu críticas de ativistas devido a seus impactos ambientais e a seus efeitos sobre os direitos de populações indígenas.
A Justiça americana rejeitou recursos apresentados por indígenas para tentar barrar a construção do oleoduto. Agências federais, entretanto, intervieram para suspender alguns trechos do projeto em ecossistemas sensíveis.