Adolescentes infratores recebem instruções da Guarda Municipal sobre primeiros socorros e salvamento

Na tarde de quinta-feira (27), integrantes da Guarda Municipal de Curitiba realizaram atividades educativas, teóricas e práticas, sobre primeiros socorros para adolescentes infratores Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal de Curitiba. Vinte e quatro adolescentes orientados pelos CREAS das subprefeituras do Boqueirão, Cajuru, Bairro Novo e Boa Vista, participaram da atividade, acompanhados por cinco educadores sociais da FAS. O objetivo do projeto desenvolvido pela Defesa Social em parceria com a FAS e secretarias municipais da Educação e Saúde é ensinar aos garotos noções sobre práticas de socorro ao se depararem com situações de risco.

O guarda municipal Adriano Pereira, coordenador do projeto junto ao CREAS, destacou que é de extrema importância a participação da Guarda Municipal com os jovens infratores para aproximá-los das instituições de segurança de maneira educativa e não simplesmente punitiva. Para o supervisor Marcelo Boza, responsável pelos projetos de assuntos comunitários da Defesa Social, o projeto tem o objetivo de contribuir para o resgate da cidadania deste jovem.

Logo após a palestra, os guardas realizaram uma atividade prática de resgate e salvamento de vítima em ambiente de difícil acesso, na academia da Guarda Municipal. Na ação de salvamento, os garotos deveriam utilizar as técnicas aprendidas na instrução teórica, para resgatar as vítimas sem esquecer a própria segurança.

 

Orientação contínua

Durante todo o ano, os guardas municipais, com apoio das equipes dos CREAS e da Defesa Civil, realizam as diversas atividades com os adolescentes infratores, por meio de palestras sócio educativas com ênfase na reparação dos danos, dinâmicas de grupo para conscientização ética/social e visitas orientadas e pedagógicas em locais temáticos.