O Coritiba enfrenta o Botafogo neste sábado (29), às 18h30, no Rio de Janeiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. No clube paranaense, a hora é de alterar o foco e dedicar 100% das forças no Brasileirão, a última competição que resta para a equipe na temporada – e na qual existe risco de rebaixamento.

Na última quarta-feira (26), o Coritiba perdeu para o Atlético Nacional, em Medellín (Colômbia), e foi eliminado da Copa Sul Americana. Agora, resta apenas o Brasileirão. O problema é que a divisão de forças em duas competições paralelas deixou sequelas na equipe, como lesões e desgaste de jogadores. Até para minimizar tudo isso, o clube foi de Medellín direto ao Rio de Janeiro, sem passar por Curitiba.

A equipe está psicologicamente preparada para tudo isso. Vem enfrentando desgaste há algum tempo, com jogos decisivos em sequencia, disse nesta sexta-feira o goleiro Wilson. A gente tem conseguido caminhar com certa dificuldade, mas depois da eliminação o foco é total no Campeonato Brasileiro para terminar bem.

Terminar bem significa, num primeiro momento, não ser rebaixado. Atualmente o Coritiba está em 15º lugar, com 38 pontos, mas pode ser alcançado pelo Internacional (16º, com 37) em caso de derrota no Rio de Janeiro aliada a uma combinação de resultados desfavorável.

Parte das sequelas respinga sobre a montagem do time. Os zagueiros Nery Bareiro e Luccas Claro cumprem suspensão, bem como o atacante Kleber, expulso no domingo. O técnico Paulo Cesar Carpegiani ainda tem dúvidas no meio-campo. Há três vagas para quatro jogadores: Amaral, João Paulo, Cesar Gonzalez e Juan. Este último está recuperado de dores no joelho. Já o meia Raphael Veiga acabou sacado do time titular no último domingo – quando o Coritiba empatou com o Fluminense – e não jogou em Medellín. A tendência é que fique de fora.

 

Botafogo x Coritiba

Botafogo

Sidão; Alemão, Émerson, Carli e Victor Luís; Dudu Cearense, Bruno Silva, Lindoso e Camilo; Neílton e Rodrigo Pimpão. Técnico: Jair Ventura

Coritiba

Wilson; César Benitez, Walisson Maia, Juninho e Carlinhos; Amaral (César González), João Paulo e Juan (Ruy); Iago, Leandro e Kazim. Técnico: Paulo Cesar Carpegiani

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Local: Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, sábado, às 18h30