A governança trabalhista é um meio eficiente de gerir as relações de trabalho, aumentar a eficiência das empresas e garantir a sua sustentabilidade. A gestão, as estratégias, perspectivas e desafios das relações de trabalho no cenário da Governança serão discutidos durante o 2º Seminário de Governança Trabalhista, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Trabalhista (IBGTr), no dia 10 de novembro, na EBS Business School. Conversamos com Danielle Vicentini Artigas, presidente do IBGTr: 

Qual a importância de se discutir a governança trabalhista nos dias de hoje?
Não há crescimento sustentável sem governança trabalhista, e há muito já se ultrapassou o conceito de que apenas os atos contábeis de uma empresa devem ser submetidos a rigorosos controles internos e de transparência. Hoje, as relações de trabalho dentro de uma empresa devem ser tão monitoradas e geridas quanto qualquer operação contábil sob a pena de não se manterem saudáveis as estruturas de uma empresa a fim de lhe garantir sua sustentabilidade. 

Como o IBGTr pode ajudar as empresas?
O IBGTr pode ajudar as empresas a discutir e disseminar a Governança Trabalhista  por meio de eventos, seminário, encontros e cursos in company, propiciando que recebam conteúdo e ao mesmo tempo façam um benchmarking com as demais empresas do mesmo ramo ou até mesmo de seguimentos distintos.
Como a governança trabalhista pode melhorar a competitividade e garantir a sustentabilidade de uma empresa?
Qualquer empresa que tenha uma gestão de riscos eficiente possui alicerce para competir. No entanto, a gestão de riscos deve obrigatoriamente incluir a área trabalhista dentro do conceito de governança, com vários pilares de gestão da empresa coordenados entre si e com fluxos de comunicação bem definidos e sempre em prática.

Quais assuntos serão discutidos no seminário?
Especialistas em governança trabalhista, como o professor da FGV-Rio, Luiz Guilherme Migliora; o conselheiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Edmar Gualberto e o advogado trabalhista Luis Fernanco Cavalari Faller, associado do escritório Becker Direito Empresarial, além de gestores da área jurídica e de recursos humanos de empresas como Renault do Brasil, Aker Soluctions, ThyssenKrupp Elevadores e Paraná Banco trocarão experiências sobre gestão estratégica do passivo trabalhista, reforma trabalhista e o RH como protagonista de resultados. A programação completa, bem como o currículo dos palestrantes, está disponível no site www.ibgtr.com.br.


CURTAS

* Evento gratuito. Seminário sobre amarração de cargas. O Setcepar como sindicato patronal atuante no segmento de Transporte e Logística traz a Curitiba esclarecimentos sobre a resolução 552 do Contran, que entra em vigor  em 01/01/2017. Com a presença de Rubem Penteado de Melo, autor do livro Amarração de Cargas, uma das autoridades no assunto no Brasil. Local:Rua Almirante Gonçalves, 1966 – Rebouças CTBA-PR.Data e horário:08/11 – às 18h00 [email protected] | (41)3014-5151
* Negócio de estacionamento à venda em Curitiba e Florianópolis. Empresa do Curitiba deseja vender 04 unidades de estacionamentos em pleno funcionamento em Curitiba e Florianópolis. Ótima oportunidade para empresas do ramo interessadas em ampliar participação de mercado através de incorporações. Negócio totalmente rentável, de fácil gestão e não possui passivo fiscal nem trabalhista. 41-9123-7933


* Livro. A Arte de Fazer Acontecer. Com o propósito de ajudar a recuperar a motivação para o trabalho, é claro que é algo que vem de dentro de nós mesmos, mas a literatura sempre pode dar uma forcinha. As orientações do autor são no sentido de aumentar a produtividade e diminuir o estresse. Este livro ensina práticas de gestão de tempo modernas que auxiliam a redução do stress e a colocar foco em resultados.Autor: David Allen. Editora: Elesevier


FRASE

Quando tudo parecer estar contra você, lembre-se que o avião decola contra o vento, não com a ajuda dele.
(Henry Ford)


   

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br