Após ter se tornado referência nacional em desempenho ambiental – saltando da 27ª colocação (em 2011), no Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), para a 3ª colocação em 2016 – a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) acaba de lançar o primeiro material sobre meio ambiente desenvolvido ao longo da sua história.

A Agenda Ambiental Institucional contém os resultados obtidos em mais de 40 programas e ações de meio ambiente que estão sendo desenvolvidos nas áreas de proteção, monitoramento e controle. Além disso, o documento apresenta uma agenda positiva que deverá ser implementada juntamente com os terminais que operam em Paranaguá e Antonina.

O material já está disponível na internet e pode ser acessado pelo endereço: http://www.portosdoparana.pr.gov.br/arquivos/File/agendaambiental.pdf

Bicicletaria Cultural quer ampliar o uso da bike para o trabalho
A Bicicletaria Cultural – empreendimento localizado no centro de Curitiba e que fomenta as questões de mobilidade urbana – lançou uma campanha de financiamento coletivo de impacto social. O objetivo é ampliar o serviço já realizado pela Bicicletaria, que mantém convênios com empresas para que seus funcionários possam ir de bicicleta para o trabalho. Lá na Bicicletaria os usuários contam com garagem para deixar a bicicleta, armários individuais e chuveiros.

Chamado de “Amplie a Colméia”, a inciativa visa tornar o centro da cidade cada vez mais livre da circulação de carros, reduzir a poluição e incentivar o uso da bicicleta, que é um modal barato, rápido com benefícios para a saúde.

E isso é o que nos torna um negócio social, pois oferecemos serviços para a necessidade do cidadão, para reduzir o impacto na região central e promover o bem-estar das pessoas, explica a idealizadora da Bicicletaria Cultural, Patrícia Valverde.

Com o financiamento coletivo os vestiários serão reformados, novos banheiros serão construídos e a área da oficina será duplicada com facilidade de acesso para ciclistas autodidatas. Saiba mais em www.benfeitoria.com/colmeia ou pelo site www.bicicletariacultural.wordpress.com .

Instituto Paraná Reciclagem está perto de se tornar realidade
Nas próximas semanas, sindicatos do Paraná devem assinar o requerimento para a fundação do Instituto Paraná Reciclagem – o InPAR, que tem como propósito promover a adequação das empresas do setor de alimentos à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre eles estão o Sincabima, Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep. O InPAR, que deve ter apoio da FIEP, ajudará as empresas a cumprirem o Programa de Logística Reversa, por meio do Programa Bom Exemplo Floresce, desenvolvido exclusivamente para a realidade do setor alimentício. Atualmente, sete empresas associadas ao Sincabima – Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Paraná – aderiram ao projeto, são elas: Bala de Banana Antonina, La Violetera, Lowçucar, Sabor Alternativo, Carob House, Nutrimental, Roma Chocolates.

Litoral terá Centro de pesquisa e tratamento de animais marinhos
O Litoral do Paraná terá um centro de pesquisa e reabilitação de animais marinhos. O empreendimento é financiado pela Petrobrás e será administrado pelo Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná. O licenciamento ambiental do Centro de Reabilitação Paranaense vem sendo conduzido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e está em fase de aprovação pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit).

O Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos será instalado em Pontal do Sul e além de toda infraestrutura para atendimento aos animais resgatados e análise de saúde, ainda terá um espaço para educação ambiental.