Uma das unidades mais antigas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, a Escola Municipal CEI Issa Nacli passa por uma ampla reforma geral. Inaugurada em 1976, a escola atende 564 crianças em turmas da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental. Para recuperar as instalações e deixar tudo novo, a Prefeitura de Curitiba está investindo R$ 1.103.642,14. O prefeito Gustavo Fruet e a secretaria municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, vistoriaram as obras na manhã desta quinta-feira (17).

A reforma está sendo feita nos blocos do ensino regular e da educação integral e abrange também o pátio e o estacionamento. As obras iniciadas em janeiro deste ano serão concluídas no início de 2017. Trabalhamos muito ao longo dos quatro anos para melhorar a qualidade do ensino com recursos voltados à construção de novas unidades, mas especialmente para a ampliação e revitalização dos espaços. Foram R$ 94 milhões aplicados em construções, ampliações e reformas, disse o prefeito Gustavo Fruet.

Todas as salas de aula, áreas administrativas e os banheiros do CEI Issa Nacli foram reformados. Tacos do piso, portas, armários e sanitários foram substituídos. O revestimento dos corredores foi refeito, assim como a revisão da parte elétrica, com a substituição de circuitos, luminárias e quadros elétricos. Toda a cobertura do anexo dois, onde ficamos estudantes em contraturno escolar, foi recuperada.

Novas calçadas, escadas e rampas foram construídas nos dois blocos da escola, além do novo estacionamento, revitalização do pátio externo e pintura externa da unidade. Parte da reforma ainda esta em curso, mas estudantes e servidores comemoram a transformação do espaço.

Se assim a escola já está uma maravilha, imagine só quando tudo estiver acabado, comemora o estudante do 4º ano, Luiz Eduardo Pereira Silva, de 10 anos. A troca de todo o piso da escola foi uma das melhorias que o estudante mais valorizou. Por causa da irregularidade do piso velho, levei um tombo e quebrei o meu braço. Esse de agora é ótimo, bonito e seguro, disse.

A passagem do prefeito para vistoriar a reforma mudou a rotina da escola, Estudantes e professores deram uma pausa nas atividades para conversar e agradecer o empenho da administração na execução da reforma que era uma reivindicação feita há muitos anos pela comunidade local. Muitas administrações prometeram, desenvolveram projetos que nunca chegaram a sair do papel. Desta vez foi diferente, nos sentimos valorizados por termos sidos ouvidos e atendidos, disse a diretora Leila Coelho.

A relação da diretora com a escola é antiga. Leila estudou na unidade, fez estágio e atuou como professora antes de tornar-se diretora. Nunca antes a escola recebeu uma atenção e cuidado como agora, razão que faz com que os professores, estudantes e suas famílias valorizem ainda mais este espaço, disse.

Os estudantes se organizaram para fazer uma apresentação de teatro de sombras, além de jogral e dança para contar a biografia do patrono da escola. Todos estão contentes porque a cada dia a escola fica mais nova e bonita. É mais gostoso estudar nas salas novas, disse a estudante do 4º ano Maria Luiza Gomes de Oliveira, de 9 anos.