Um vídeo divulgado pelo Governo do Paraná para o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18). O vídeo mostra um  Teste de Imagem, onde profissionais de Recursos Humanos (RH) são convidados a avaliar algumas fotografias.

Primeiro, eles foram separados em dois grupos. Depois, um mediador mostrou ao grupo número 1 fotos de pessoas brancas em situações comuns do dia-a-dia. Já o segundo grupo viu imagens dos mesmos casos, mas com pessoas negras como protagonistas. O resultado chamou a atenção: a maioria das respostas dos RHs do segundo grupo colocou os negros em posição social inferior à dos brancos, muitas vezes os descrevendo de maneira pejorativa. A campanha tem como objetivo mostrar que, mesmo sem perceber, muitas pessoas ainda cometem atos de racismo.

Até o momento, o vídeo publicado na página do governo no Facebook tem mais de 88mil curtidas e 211 mil compartilhamentos, além de 7,3 milhões de visualizações.