A parceria entre Kleber Gladiador, 33 anos, e o técnico Paulo Cesar Carpegiani foi decisiva para salvar o Coritiba do rebaixamento em 2016. Juntos, os dois ainda não sofreram derrotas no Campeonato Brasileiro.

O atacante disputou seis partidas com o treinador na competição. Foram quatro vitórias e dois empates. Kleber marcou gols em quatro desses jogos – um gol em cada partida. Na vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz, ele não fez gol, mas contribuiu com uma assistência, dando o passe para o atacante Leandro anotar o gol da vitória.

O único jogo com Carpegiani no qual Kleber não marcou gols ou fez assistências foi no empate em 1 a 1 com o Fluminense. O atacante entrou em campo aos 38 minutos do 1º tempo e foi expulso três minutos depois, em decisão polêmica do árbitro Raphael Claus.

Com Carpegiani como técnico e Kleber em campo, o aproveitamento é de 77,8% dos pontos disputados. Como comparação, o líder Palmeiras tem 68% de desempenho.

No total, Carpegiani comandou o Coritiba em 18 rodadas do Brasileirão. Tem aproveitamento de 51,8% dos pontos (7 vitórias, 7 empates e 4 derrotas). Como comparação, é um desempenho superior ao do Atlético-PR (quinto colocado, com 50%) e inferior ao do Atlético-MG (quarto colocado, com 57%).

Com Carpegiani, Kleber tem quatro gols em seis jogos – média de 0,66 por jogo. Se for desconsiderado a partida em que ficou apenas três minutos em campo, a média sobe para 0,8. O artilheiro do Brasileirão 2016 é o meia-atacante Diego Souza, do Sport, com média de 0,4 gols por jogo (13 em 32 partidas). A melhor média de gols do Brasileirão 2016 é do atacante Ricardo Oliveira, do Santos, com 0,55 (10 gols em 18 jogos).

Com os dois técnicos anteriores, Gilson Kleina e Pachequinho, o atacante Kleber Gladiador marcou cinco gols em 18 jogos no Brasileirão – média de 0,27.

Kleber só não atuou mais vezes com Carpegiani porque ficou dois meses em recuperação no departamento médico. Ele sofreu uma lesão em 21 de agosto, na 21ª rodada, e retornou em 23 de outubro, na 32ª rodada.

Dos seis jogos que Kleber atuou com Carpegiani, cinco foram no Couto Pereira e apenas um fora de casa – o empate com o Flamengo, no Maracanã.

CARPA E O GLADIADOR
Desempenho do Coritiba com Kleber e Carpegiani juntos no Brasileirão 2016
Coritiba 3×1 Ponte Preta
Coritiba 2×1 Santos
Coritiba 1×1 Fluminense
Coritiba 2×0 Atlético-MG
Coritiba 1×0 Santa Cruz
Flamengo 2×2 Coritiba