A partir desta sexta-feira (25) o trânsito na Avenida da Integração, na divisa entre Curitiba e Pinhais, será totalmente interditado para obras na ponte do Rio Atuba. De acordo com a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), o fechamento total será por 17 dias, no período de 25 de novembro a 11 de dezembro. A liberação parcial ocorrerá a partir das 10 horas do dia 12 de dezembro. 

Esta é a última vez que o trânsito na ponte será interditado totalmente, diz Sandro Setim, diretor-técnico da Comec ao explicar que a ponte, que divide os dois municípios, está sendo alargada para permitir a regularização dos passeios laterais, mantendo duas faixas de tráfego. Desta vez, a interdição é para a concretagem da laje do lado direito e pavimentação das cabeceiras. 

Por causa da interdição, os motoristas de Curitiba que se deslocam para Pinhais, através da Avenida da Integração, deverão fazer o desvio pela Estrada da Graciosa ou pela rua José Veríssimo pois a ponte estará bloqueada. 

Foram colocadas faixas de desvio ao longo da Avenida da Integração (da rua José Abílio Machado até a rua Rio Guaiba). O desvio pode ser feito pela rua José de Oliveira Franco até a rua rio Jaguaribe. Na rua rio Jaguaribe o motorista se desloca até a rua Alberico Flores Bueno. Nesta via, se dirige até a rua rio Juruá para chegar na Estrada da Graciosa. 

Outra opção é se deslocar pela rua José de Oliveira Franco até chegar na rua José Veríssimo. 

Os motoristas que se deslocam de Pinhais, através da rua Jacob Macanham, deverão fazer o caminho contrário para chegar até Curitiba, ou seja, pegar a Estrada da Graciosa ou a rua José Veríssimo. Já os pedestres e ciclistas poderão utilizar a pista ao lado da ponte do rio Atuba. 

ÔNIBUS – A linha de ônibus C42-Pinhais/BairroAlto, que circula neste trajeto, também sofrerá alteração nestes 17 dias. O itinerário será o mesmo realizado durante as outras interdições. Ao sair do Terminal de Pinhais o coletivo vai até o Conjunto Aquila, retorna pela Av. Maringá até a rua Mandaguaçu, acessa a rua José de Oliveira Franco e vai até o Terminal Bairro Alto. 

Saindo do Terminal Bairro Alto o coletivo vai pela rua José de Oliveira Franco até a rua Mandaguaçu, acessa a Avenida Maringá até o Conjunto Aquila e retorna pela Avenida Maringá para o Terminal de Pinhais pelo mesmo itinerário. Nesse período os ônibus utilizarão placas no para brisas identificando o sentido Terminal Pinhais ou Terminal Bairro Alto. 

O trecho entre o Terminal Bairro Alto até a ponte, pela Avenida da Integração, poderá ser feito através das linhas urbanas 341-B.Alto/StaCandida e 342-B.Alto/Boa Vista.