Em leilão inédito no Paraná, cinco prédios inacabados da Construtora Ecora (antiga Cidadela), com doze unidades residenciais cada um, serão leiloados a fim de que os empreendimentos sejam concluídos pelo arrematante e depois devolvidos à massa falida. Desses cinco prédios, três estão apenas com o esqueleto e dois nunca saíram do papel. No caso dos edifícios inacabados, o arrematante deverá entregar à Cidadela três unidades. Já no caso dos prédios que nunca foram erguidos, o arrematante deverá entregar duas unidades como permuta de área construída. O arrematante deverá pagar à massa falida o valor do lance com 99% de desconto, uma única vez, à vista. Por exemplo, caso o maior lance seja de R$ 1 milhão, o ganhador precisa depositar apenas R$ 10 mil. A Construtora Cidadela teve a falência decretada pelo em 2007 pelo 2.º Ofício da Fazenda de Curitiba.

Segundo o leiloeiro público oficial Helcio Kronberg, o poder judiciário determinou que a massa falida termine os prédios ou derrube os esqueletos. “Como o custo ainda ficaria alto para a antiga construtora, a única forma de solucionar o caso é permitindo que alguém faça os edifícios. Por isso, a massa falida está propondo uma permuta por área construída, algo inédito em um processo judicial. A massa falida resolve a obrigação de construir e ainda recebe apartamentos novos, que serão leiloados quando recebidos.

Ainda segundo o leiloeiro, o pregão deverá chamar atenção de incorporadoras ou construtoras. “O arrematante não poderá comprar a área para vender no futuro. Nesse caso, esta se adquirindo o direito de construir e permutar, quem comprar terá que finalizar os prédios’, diz.

O leilão ocorre no dia 16 de dezembro, de forma presencial, e será o último leilão antes do recesso do poder judiciário. Quem comanda o pregão é o leiloeiro público oficial Hélcio Kronberg.

De acordo com o edital, o arrematante terá 15 meses para o início das obras, que devem ser finalizados antes de 48 meses. Para ofertar os lances, o interessado deverá efetuar um cadastro prévio gratuito no site do leiloeiro (www.kronberg.com.br) e encaminhar os documentos indicados. O leilão ocorre Av. Marechal Floriano Peixoto, 886/896 – Centro.

Entenda

A Construtora Cidadela teve a falência decretada em 2006 pelo 2º Ofício da Fazenda de Curitiba após uma grave crise em sua gestão. Ainda em 2006, um terreno da construtora no bairro Novo Mundo se tornou palco de uma disputa opondo condôminos dos apartamentos que foram concluídos e cerca de 40 famílias que ocuparam uma parte da área não construída pela empresa.

Serviço

Leilão de prédios inacabados da Construtora Cidadela
Quando: 16 de dezembro
Onde: Av. Marechal Floriano Peixoto, 886/896 – Centro.
Horário: A partir das 14h