Apesar de todo o tempo que passam mexendo na internet e em rede sociais, a grande maioria dos estudantes da segunda metade do ensino fundamental – entre o 6º e o 9º ano – não consegue diferenciar notícias falsas de reportagens mais confiáveis. Essa conclusão foram pesquisadores da Universidade Stanford, do estado da Califórnia, nos EUA. Eles realizaram a maior pesquisa científica sobre o assunto já feita, que envolveu a participação de 7.804 estudantes.

Desses alunos, 82% não conseguiram ver diferença entre uma propaganda classificada como “conteúdo patrocinado” de uma notícia real de um site confiável. Muitos destes estudantes julgaram a credibilidade de tweets noticiosos baseados em quantos detalhes eles continham.

Outro detalhe que mais gerou credibilidade era se esses tweets tinham uma foto grande anexada ou não. Poucos olharam para o que era mais importante: qual era a fonte da notícia. Isso entra exatamente numa das principais discussões recentes sobre mecanismos de busca e redes sociais: como as notícias falsas têm se espalhado com facilidade. Tanto o Facebook quanto o Google estão começando a se mexer para impedir que os sites que espalham notícias falsas usem suas plataformas de propagandas.

Instagram terá Live e mensagens que somem
O Instagram anunciou nessa segunda que passará a ter vídeo ao vivo e mensagens que desaparecem. Os recursos batizados de Instagram Live e Instagram Direct são similares aos encontrados no Periscope e no Snapchat, mas agregados em uma mesma plataforma.

Caça ao wi-fi
O Facebook parece estar testando um recurso novo que ajuda usuários a encontrar conexões de Wi-Fi abertas próximas às suas localizações. A rede social descobre onde estão as redes Wi-Fi e envia uma notificação ao usuário por meio de seu aplicativo quando ele está perto de pontos de conexão desse tipo.


BIBLIOTECA DE APPS

200 pessoas falando ao mesmo tempo
O Popcorn Buzz, da Line possibilita ligações em grupo com até 200 pessoas. Difícil imaginar 200 pessoas conversando ao mesmo tempo, mas, se precisar, já sabe como fazê-lo. Ideal para ligações em família ou trabalhos em grupos remotos, o serviço é completamente gratuito.


BIZARRICE NA REDE

Cartoons envelhecidos
O russo Andrew Taruso resolveu fazer uma série de desenhos imaginando como ficariam os cartoons se eles envelhecessem. Claro, que a série virou sucesso na internet. Veja mais no toxel.com.br