O Atlético pode garantir neste sábado, às 21 horas, uma vaga na Copa Libertadores de 2017. Para isso, o time precisa derrotar o Corinthians, no estádio Itaquerão, em São Paulo, pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão.

O Brasileirão classifica seis equipes para a Libertadores. A equipe comandada pelo técnico Paulo Autuori ocupa a 5ª colocação na tabela, com 55 pontos. O Corinthians, 7º colocado, tem 54. Se somar mais três pontos, o Furacão abre quatro para o concorrente e não será mais alcançado.

O Grêmio, 8º colocado com 53 pontos, também tem chance de alcançar a equipe paranaense. Mas, na última rodada, o time gaúcho enfrenta o Botafogo (6º, com 55 pontos), outro concorrente à Libertadores. Um dos dois não alcançaria mais o Atlético. Além disso, o Grêmio está mais preocupado com a decisão da Copa do Brasil. Neste domingo, jogará com um time reserva contra o já rebaixado Santa Cruz, fora de casa.

Quando falamos em jogos decisivos, temos essa ideia que é diferente. É um erro, a gente tem que se preocupar em jogar futebol, disse nesta sexta-feira (25) o técnico Paulo Autuori. Esse é o preço que se paga para ganhar a qualquer custo. Entra nessa perspectiva, o emocional bate… por consequência, não tem muita lucidez.

Uma derrota em São Paulo não acaba com o objetivo do Atlético. Mas, na última rodada, o time teria que derrotar o Flamengo, na Baixada, e torcer por resultados paralelos. Autuori procura não fazer contas e pensar apenas na partida. “Nunca dependemos dos outros para nada nesta nossa caminhada. Espero que assim se mantenha e no final possamos alcançar o objetivo que temos desde o início do campeonato. Podemos ainda nos aproximar pontualmente do quarto colocado, que era o objetivo inicial”, comentou.

A tendência é que o treinador mantenha a base da equipe que enfrentou Sport e Fluminense nas últimas duas rodadas. Poupado da última atividade, o atacante André Lima teve a presença confirmada. “Tivemos tempo de recuperação e não há porque alterar. Mas vamos analisar uma situação ou outra”, indicou.

 

CORINTHIANS x ATLÉTICO-PR

CORINTHIANS

Wálter; Fágner, Vílson, Balbuena e Uendel; Cristian, Camacho, Marquinhos Gabriel, Rodriguinho e Marlone; Romero. Técnico: Oswaldo de Oliveira

ATLÉTICO-PR

Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley (Renan Lodi); Otávio, Hernani, Lucas Fernandes, Lucho González e Pablo; André Lima. Técnico: Paulo Autuori.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS)

Local: Itaquerão, em São Paulo, sábado, às 21 horas