O pinheiro de Natal é um dos principais símbolos das festas natalinas. E, a cada ano, os itens de decoração ocupam as prateleiras cada vez mais cedo, antecipando também a montagem da árvore. Com isso, há casas em que a montagem da árvore é feita ainda em novembro. Mas, há um dia específico para a montagem da árvore e de onde veio essa tradição? A resposta a primeira pergunta vai depender da origem familiar de cada um. 

Enquanto nos Estados Unidos se monta a árvore de Natal no Dia de Ação de Graças, no Brasil o dia certo para montar a árvore de Natal é no 4º domingo antes do Natal — chamado pelos católicos como o Domingo do Advento e que marca o ínicio do Ano Litúrgico. No entanto, a montagem não pode ser feita de uma vez, mas aos poucos. Segundo a tradição, a cada dia devem ser colocados determinados ornamentos na árvore, como bolas, estrelas, luzes e o algodão para representar a neve.

A festa cristã relata que no dia 6 de janeiro, em que se comemora o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos a Belém, encerram-se as festas do Natal, quando a árvore de Natal e demais decorações natalinas são desfeitas.

Veja dicas para montar a Árvore de Natal

Como montar a árvore de natal

1 – Abra bem os galhos da árvore e, em seguida, as folhas
2 – Coloque as luzes, de cima para baixo
3 – As bolas maiores devem ser colocadas primeiros. Na sequências as de menor tamanho
4 – Os demais enfeites devem finalizar a decoração
5 – A ponteira deve ser o último enfeite a ser colocado na árvore

Conheça um pouco dos enfeites e significado

Pisca-pisca
É um acessório resumido em um fio com diversas lâmpadas que é utilizado para decoração de casas e árvores de Natal representando as estrelas.

Bolas de Natal
São esferas decoradas e coloridas que são usadas nas árvores de Natal simbolizando os bons frutos.

Papai Noel
São mini bonecos usados nas árvores de Natal representando a bondade.

Ponteira
Podem ser estrelas ou objetos em forma circular que ficam no ponto mais alto da árvore representando a estrela principal.

MONTAGEM DA ÁRVORE DE NATAL
O dia de montar as decorações natalinas varia em cada país. Enquanto nos Estados Unidos se monta a árvore de Natal no Dia de Ação de Graças, no Brasil o dia certo para montar a árvore de Natal é no 4° domingo antes do Natal, dia que marca o início do Advento. Já em Portugal a tradição diz que deve ser montada a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. A festa cristã relata que no dia 6 de janeiro, em que se comemora o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos a Belém, encerrando as festas do Natal, quando a árvore de Natal e demais decorações natalinas são desfeitas.