A morte de Fidel Castro, no alto dos seus 90 anos, em plena madrugada de sábado, provocou alguma correria e muita confusão nos desprevenidos plantões de jornalismo.O SBT, primeiro a informar, teve seu apresentador do telejornal surpreendido em pleno ar. Depois de breve silêncio e fixar os olhos no teleprompter: ele veio com a notícia: o presidente cubano Fidel Castro assiste uma reunião em frente ao escritório… – movimentos de lábios nervosos, outra pausa de mais alguns segundos, respirada, até dar sequência: ele morreu às…, às 22h29 desta sexta-feira em Havana, né? Em Cuba. A partir daí, GloboNews, Globo, Band na carona do BandNews e todas as demais abriram o noticiário a respeito. Destaque-se aí a agilidade de TV aberta do Discovery, ao levar ao ar, ainda no sábado, o documentário inédito: Fidel Castro: o homem mais espionado do mundo, apresentando entrevistas exclusivas de membros da CIA, KGB e depoimentos de compatriotas que, ao longo dos tempos, estiveram ao lado ou conspiraram contra o líder cubano. Um trabalho dos mais completos.


TV Tudo

Companheirismo
Se para o público a concorrência das TVs é muito grande, no campo o companheirismo entre os seus profissionais sempre existiu. Ontem, antes do julgamento de Elize Matsunaga, em São Paulo, esse espírito de camaradagem novamente se repetiu.

Título do Palmeiras
Coube a Cléber Machado narrar a conquista do título brasileiro do Palmeiras na Globo. Um prêmio a ele, que teve um ano muito bom, incluindo-se aí o trabalho que fez ao longo da Olimpíada.

Problema apontado
O desligamento do analógico em Brasília influiu de maneira bem decisiva nos resultados do SBT. Em alguns horários, a sua queda de audiência chega até a 4 pontos. De acordo com esses números iniciais, foi a emissora que mais perdeu.

Luz amarela
Os resultados de Brasília passaram a preocupar a direção do SBT em São Paulo, que pela ordem será o próximo ponto do desligamento do digital. E que não deve ter, em relação aos números de TV, um panorama muito diferente de Brasília.

Os benefícios
A festa da Record – Rio, para comemorar sua mudança para Vargem Grande, será no dia 15, mas na sexta-feira, 16, terão início as operações diretamente de lá. Por enquanto, a emissora tem se preocupado em apresentar palestras motivacionais aos seus funcionários, mostrando a série de benefícios que todos terão com essa mudança.

Independentemente disso
Mesmo saindo de Benfica e se instalando em Vargem Grande, usando parte das dependências do antigo RecNov, alguns setores da Record ainda não desistiram de ter um estúdio, na zona sul, com vista para o mar. O antigo prédio da Coca Cola, na praia do Botafogo, é um dos locais pretendidos.

Longe daqui
Gugu Liberato, como se sabe, apresentou sua proposta para renovar contrato com a Record, que ficou de analisar e depois responder. Resposta que ele vai esperar na Itália, para onde viajou na última semana.

Último mês
No final de dezembro terminará o contrato do Britto Junior com a Record. Até agora nenhuma novidade no caso. O que também faz despertar uma curiosidade: quem será o substituto do César Filho no Hoje em Dia, em janeiro, durante as suas férias. No ano passado foi o Britto.

Gianne Carvalho/Multishow

Bem na foto
Emiliano D’Ávila é bem recebido por Fiorella Mattheis e Samantha Schmütz nos bastidores do Vai Que Cola, do Multishow. Máicol, seu personagem, volta ao programa no episódio do próximo dia 6. Emiliano também passa a fazer parte da equipe de roteiristas do humorístico.

Futebol feminino
Band e BandSports farão a transmissão da Copa Caixa Internacional de Futebol Feminino, em Manaus, entre 7 e 18 próximos. O evento, este ano, receberá as seleções do Brasil, Itália, Rússia e Costa Rica, e marcará a despedida da jogadora Formiga e a estreia da treinadora Emily Lima.

Globo/Divulgação

Trânsito
Nesta quarta-feira, o Profissão Repórter (Globo) vai falar sobre trânsito. Seus repórteres foram ao Piauí, estado com o maior número de acidentes de moto no país, ao norte do Ceará, onde famílias fazem capelas à beira da estrada para homenagear aqueles que ali morreram, e São Paulo, que tem na redução de velocidade um de seus maiores debates dos últimos tempos.


Bate – Rebate

  • O programa Dr. Hollywood, com Dr. Rey e Daniela Albuquerque tem seu retorno confirmado à grade da Rede TV! em 2017…
  • …Dúvida apenas em relação ao dia de exibição, se no domingo ou em outro dia da semana…
  • …Caso a escolha seja por domingo, vai mexer com o João Kleber.
  • À Flor da Pele não será mais o título da próxima novela das nove, escrita por Glória Perez, que vai  substituir A Lei do Amor a partir de abril…
  • …O definitivo será anunciado em breve.
  • A estilista Lethícia Bronstein grava nesta semana participação especial em Sol Nascente vivendo ela mesma… 
  • …Na história, Alice (Giovanna Antonelli) resolve presentear Geppina (Aracy Balabanian) com um vestido feito especialmente para a renovação das Bodas com Gaetano (Francisco Cuoco), e então convida a amiga estilista para fazer o vestido…
  • …Bronstein tem entre suas clientes famosas nomes como Carolina Dieckmann, Sabrina Sato, Marina Ruy Barbosa, Fernanda Motta…
  • Leonardo Brício e Pedro Gracindo estão no elenco de De Sonhos e Segredos, nova série do Canal Brasil, com roteiro e direção de Oswaldo Montenegro que estreia em janeiro…
  • … Na produção, que mistura ficção e realidade, seus atores participam de uma terapia em grupo, com histórias escritas por Oswaldo, mas analisadas por uma terapeuta de verdade, que não conhece os textos.

C’est fini

Entenda por que o SBT está preocupado e vai mexer também na programação de domingo a partir de 2017. O Domingo Show, do Geraldo Luis, tem ficado sempre na vice-liderança isolada nas médias anuais, desde 2014. E na parcial deste 2016, já está batendo recorde na Grande São Paulo, segundo o Kantar Ibope. Até novembro, a média é de 8,3 pontos, ante 5,5 pontos do SBT. Geraldo deve fechar este ano com sua maior média anual, atrás apenas da Globo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!