Mario Sergio Pontes de Paiva, 66 anos, estava no voo da Chapecoense que caiu na Colômbia nessa terça-feira (dia 29). Comentarista da Fox Sports, ele viajava com mais 21 profissionais de imprensa.

Carioca, Mario Sergio foi um meia habilidoso, técnico, genial. Brilhou no Flamengo, no Vitória e no Internacional.

Como técnico, dirigiu várias equipes brasileiras entre 1987 e 2010. Uma das maiores contribuições de Mario Sergio foi ajudar a montar o Atlético Paranaense de 2001.

O treinador não participou ativamente da contratação de jogadores, mas foi responsável por dar um preparo físico muito acima da média àquela equipe. Saiu na décima rodada do Brasileirão de 2001, mas deixou para o técnico Geninho uma equipe com muita solidez defensiva. Em seguida, o time conquistou o título brasileiro. A diretoria do clube decidiu mandar uma faixa de campeão também para Mario Sergio.

Mario Sergio voltou ao Atlético na metada do Brasileirão de 2003. Pegou o time na zona de rebaixamento e terminou na 12ª colocação.

Ficou para 2004. Entre os pedidos de reforços, ele indicou o zagueiro e lateral-esquerdo Marcão, então no Juventude. Pelo grande desempenho em 2004 e 2005, Marcão virou ídolo no clube.

Em 2004, Mario Sergoi fez brilhante campanha no Campeonato Paranaense. Na final, perdeu o jogo de ida no Couto Pereira, para o Coritiba por 2 a 1, e empatou por 3 a 3 na volta, na Arena. Ficou com o vice-campeonato e pediu demissão.

Novamente, Mario Sergio deixou para o sucessor uma equipe com muita capacidada tática e física. Levir Culpi assumiu aquele time no início do Brasileirão e terminou em segundo lugar a competição. O Atlético brilhou naquele ano com grande futebol de Jadson, Dagoberto, Washington, Fernandinho, Alan Bahia, Marinho, Rogério Corrêa, Igor e Diego.

Mario Sergio ainda voltou ao Atlético em 2008, mas por poucas rodadas e sem grande destaque.