Tire sua própria conclusão: na segunda-feira, faixa das 12 às 18 horas, com a sua programação de sempre, a Band fechou com média de 3,2 pontos na Grande São Paulo. Terça, dia da tragédia do avião da Chape, com todo o seu jornalismo a postos, o Jogo Aberto entregando para Os Donos da Bola e o Datena, a partir das 3 da tarde, com o Brasil Urgente, a sua média foi de 5,1. Perdeu da Globo (15,9) e Record (8,1), mas atropelou o SBT, firmando-se no terceiro lugar do horário, algo que há muito tempo não acontecia. Duas coisas: o fato da Band, diante desta tragédia, voltar a fazer o que sempre fez bem, e o pouco caso do SBT, na contramão do mundo, ou desligada dele, ao seguir com sua programação de fofocas, novelas e companhia bela. Prova também que, vender espaços em horários estratégicos da programação, game show no meio da tarde e igreja em pleno prime time, deve custar para a Bandeirantes um dinheiro muito maior do que aquele que ela põe no caixa.


TV Tudo

Pouco caso – 1
Salvo as raras e honrosas exceções de sempre, houve uma grande mobilização na cobertura deste trágico voo da Chapecoense. A Globo, por exemplo, já nas primeiras horas da manhã da mesma terça-feira, enviou um verdadeiro exército de repórteres, cinegrafistas e produtores para a Colômbia. Outras emissoras, dentro das suas possibilidades, fizeram o mesmo.

Pouco caso – 2
Nos canais esportivos fechados, todos, sem olhar prefixos, também apresentaram uma cobertura à altura, inclusive lamentando as vidas de companheiros de trabalho que se perderam no acidente. A exceção a tudo foi o BandSports, que seguiu sua vidinha como se nada tivesse acontecido. Em vez de colocar alguém para atualizar as informações, seguiram com programas de vídeo games, reprises e outras insignificâncias do tipo.

Aí é que está
Os donos das TVs nem sempre se dão conta do que acontece nos seus interiores e em várias vezes são traídos por este desconhecimento. Todas as chefias do BandSports estavam a postos na redação, mas nenhum deles se ligou da necessidade de se sintonizar com o mundo.

Também pelo que se viu
O Brasil inteiro vestiu o luto na terça-feira, todos chocados com a morte de atletas, jornalistas e dirigentes no voo da Chapecoense. A oportunista exceção, como sempre num país bem diferente do nosso, foi a Câmara – com seu presidente rindo em várias fotos – desfigurar 10 medidas contra a corrupção.

Não tem isso
Alguém inventou, outros compraram a ideia, mas não tem nada a ver essa história do SBT voltar com o Aqui Agora. Em nenhum momento isso foi cogitado. Pelo menos até aqui.

Ressalva
Em se tratando de SBT, como a vida ensina, sempre é bom o pé atrás e usar de certos cuidados. Não existe, data hoje, qualquer intenção, por parte de ninguém, de voltar com o Aqui Agora. Mas repito, data hoje e até agora. Vai que numa dessas, Silvio Santos levanta, lê essas mal traçadas linhas, e resolve colocar no ar amanhã. Ninguém está livre.

Arte
A abertura da minissérie Dois Irmãos, estreia da Globo em 9 de janeiro, vai reunir pinturas do artista plástico Carlos Araújo, que cedeu ao diretor Luiz Fernando Carvalho mais de 100 obras. Araújo já expôs seu trabalho em inúmeras galerias e museus pelo mundo, inclusive uma mostra individual no Pantheon em Roma.

Vale acrescentar
A minissérie Dois Irmãos foi escrita em 10 capítulos por Maria Camargo, a partir da obra homônima de Milton Hatoum. No seu elenco estão nomes como Cauã Reymond, Ary Fontoura, Juliana Paes, Antônio Calloni e Antônio Fagundes, entre outros.

Sonia Abrão atriz
A convite do cineasta Johnny Araújo, Sonia Abrão fará uma participação como ela mesma no filme Chocante, com a história de uma boy band dos anos 1980, que se reencontra para retomar a carreira. No elenco, Bruno Mazzeo, Lúcio Mauro Filho, Marcus Majella, Débora Lamm, Paolla Oliveira e Lulu Santos. Gênero comédia.

Globo/João Miguel Júnior

Bastidor
Amanda de Godoi e Laryssa Ayres nos bastidores de gravações de Malhação: Pro Dia Nascer Feliz na Universal Orlando Resort. Na história, suas personagens Nanda e Jéssica viajam aos EUA após um delas ganhar um concurso. No ar, a partir deste mês.


Bate – Rebate

  • A imagem perfeita para definir nossa terça-feira foi a de Silvio Luiz, chorando, no Rede TV News.
  • Lívia Laranjeira, do SporTV, nome novo do jornalismo, também merece o melhor dos destaques por seu trabalho ininterrupto por quase 24 horas.
  • Por outro lado, meus pêsames àqueles que, mesmo diante de um momento como esse, tentam tirar algum proveito pessoal da situação…
  • … É triste verificar a existência de pessoas que sempre perdem excelentes oportunidades de calar a boca.
  • O programa “Ritmo Brasil”, apresentado por Faa Morena na Rede TV! há mais de 10 anos, vai mudar o formato…
  • … Gravado sempre fora, em restaurantes ou casas dos convidados, passa a ser feito agora na Rede TV!, com um cenário especial…
  • … Qualquer coisa, menos virtual.
  • Não tem mais chances de Domingos Meirelles voltar à programação da Record, após o fim do Repórter Record Internacional…
  • … E não tem porque o seu contrato com a Record foi rescindido.
  • Monique Alfradique se divide entre a temporada da peça Qualquer Gato Vira-Lata e os programas do Multishow…
  • … Após Secretária do Presidente, ela vai gravar A Vila, nova série em 25 episódios do Paulo Gustavo, com estreia em 2017.  

C´est fini

A Globo definiu como Um Sonho de Ouro o nome do programa especial que será exibido dia 21 dezembro após a novela A Lei do Amor. Um trabalho do departamento de esportes sobre a conquista do único título que faltava para a seleção brasileira de futebol, alcançado na Olimpíada por Neymar, Gabriel Jesus e companhia.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!