O governador Beto Richa anunciou nesta sexta-feira (02), durante evento com prefeitos eleitos, em Foz do Iguaçu, a liberação de R$ 300 milhões a fundo perdido para os municípios paranaenses com menos de 50 mil habitantes. Os recursos são do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM) e serão aplicado em projetos definidos pela população em audiências públicas. 

Ao todo, em 2017, o Estado disponibilizará R$ 1,5 bilhão aos municípios, somados recursos a fundo perdido e linhas de financiamentos. Ampliamos os recursos aos municípios porque fizemos a lição de casa e estamos com as contas em dia. Queremos atender o maior número possível de municípios para que tenham condições de fazer obras que melhorem a vida dos moradores, afirmou o governador. 

Os recursos serão aplicados em mais diferentes projetos, desde pavimentação de ruas, barracões industriais, aquisição de caminhões-caçamba, ambulâncias e micro-ônibus, construção de capelas mortuárias. Cerca de 367 municípios do Paraná podem se habilitar a receber os recursos do PAM. Quero reafirmar aqui o caráter municipalista da nossa gestão. Contem com o nosso governo para auxiliar na administração municipal, disse Richa. 

SITUAÇÃO FINANCEIRA – O governador falou sobre a situação financeira do Estado e ressaltou que o Paraná é um dos poucos estados que estão com as contas em dia. O Paraná tem hoje a melhor situação fiscal do Brasil. Isso, porque fizemos o dever de casa com o ajuste fiscal, disse. 

NOVOS PREFEITOS – Com 28 mil habitantes, o prefeito eleito de Itaperuçu, Hélio Guimarães, na Região Metropolitana de Curitiba, disse que o recurso repassado a fundo perdido pelo Estado será fundamental para ajudar a prefeitura nesse momento de dificuldades. Os pequenos municípios passam por um momento complicado e o apoio do governo estadual é muito importante. Itaperuçu depende muito do Estado, afirmou. Ele disse que fará uma audiência pública para definir a obra e destacou que a prioridade é asfalto. 

José Nunes, prefeito reeleito de Santa Mariana (Norte), agradeceu o apoio do Estado e disse que seu município já recebeu recursos do PAM em anos anteriores para pavimentação de uma importante avenida. É muito bom saber que poderei contar com o programa na nova gestão. Vamos usar para asfaltar alguns bairros da cidade, disse. Ele elogiou a decisão do governador de fazer um ajuste nas contas. Com isso, o Paraná tem hoje uma situação financeira boa e pode ajudar as prefeituras.