Com a proximidade do verão, o Brasil está intensificando as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Nesta sexta-feira (2), Dia Nacional de Combate ao inseto, foram realizados mutirões pra eliminar possíveis focos do mosquito. Curitiba teve ações de prevenção e combate ao mosquito. A campanha tem como lema: Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate.

Nesta sexta-feira, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou de ações em Curitiba. Foi ele quem afirmou que, a partir de agora, as sextas-feiras vão ser dedicadas para verificação de possíveis focos. Todas as sextas-feiras, queremos fazer uma grande mobilização com a participação de cada brasileiro e vamos conseguir reduzir a proliferação do mosquito e melhorar a saúde pública do Brasil. Espero contar com todos, declarou ele, na Capital.

A mobilização aconteceu em órgãos públicos e estatais, escolas, unidades de saúde, casas, canteiros de obras. Em Curitiba, 1.400 militares fizeram um pente fino em todos os quarteis e vilas residências militares e visitas a 44 escolas das redes federal, estadual e municipal de ensino publico e privado de Curitiba.

As Forças Armadas participam do esforço de combate ao Aedes em todo o Brasil. O trabalho permanente envolve mais de 260 mil agentes comunitários e 60 mil agentes de controle de endemias, além de 6 mil militares das Forças Armadas. Nesta sexta-feira, cerca de 80 mil militares também participaram da mobilização em todo o País.

Mais cedo, o presidente Michel Temer deu início às ações em uma videoconferência com gestores dos estados do Rio Grande do Sul, Roraima, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Norte. O presidente pediu apoio dos brasileiros para eliminar o mosquito. De acordo com Temer, do ano passado para cá, os casos de dengue caíram 5% e ele acredita que, em 2017, a redução será ainda maior.