Uma festa do esporte. Assim foi a abertura da 5ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), no ginásio de esportes da Universidade Positivo, em Curitiba, nesta sexta-feira (2).

Até a próxima terça (6) os 1.300 paratletas participantes irão disputar 15 modalidades na Universidade Positivo, no Clube Curitibano, na Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), Clube 3 Marias, Copel, Parque Barigui e Parque Iguaçu. Os Parajaps são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e apoio da Universidade Positivo.

A cerimônia começou com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente com o avião que levava os atletas da Chapecoense à Colômbia, e foi seguida pelo desfile das delegações e execução dos hinos nacional, do Paraná e de Curitiba.

O momento mais emocionante da solenidade foi o acendimento da pira olímpica, pelo atleta de vôlei sentado Daniel Jorge, que conduziu a tocha vestindo uma camisa da Chapecoence. Bolsista do TOP- Talento Olímpico do Paraná, Daniel é tricampeão dos Parajaps, campeão brasileiro em 2014, tricampeão ParaPan-Americanos e vice mundial, além de ter participado de três Paralimpíadas.

O secretário estadual do Esporte e Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, lembrou que os Parajaps são o maior evento do Brasil nesta categoria. Fabrício agradeceu à Prefeitura do Município e à Universidade Positivo e a todos que contribuíram para a realização dos jogos.

Quem gosta do esporte, deve prestigiar nossos paratletas. São pessoas que lutam, trabalham durante o ano todo e se preparam para essa competição. A presença do público aqui vai motivar ainda mais nossos paratletas a alcançarem o sucesso, comentou o secretário.

Essa ação da Secretaria de Estado de manter os Parajaps nesse nível técnico fantástico é uma das ações do esporte mais emocionantes que eu conheço. É muito bacana ver esse pessoal todo reunido, afirmou Aluisio Dutra, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Esse é o segundo ano consecutivo em que Curitiba sedia os Parajaps. O município participa com uma delegação de 175 atletas.

Maria Luiza Passos, de Curitiba, que disputa a modalidade de tênis de mesa, foi a responsável pelo juramento do atleta. Ela participou de cinco Jogos ParaPan-Americanos e três Paralimpíadas, entre outras competições. Ela é tetracampeã dos Parajaps e já conquistou 31 títulos brasileiros.

O encerramento da cerimônia de abertura foi marcado por uma apresentação de dança do grupo Get Flex, que executou parte do espetáculo Ámilis e os Reinos do Natal.

É uma felicidade gigantesca ter mais esse passo conquistado, comemorou o coordenador de Paradesporto da Seet, Mário Sérgio Fontes. Esperamos disputas ferrenhas, ardorosas, mas com muita lealdade, disse.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia de abertura a professora Simone Iubel, da Universidade Positivo; Leopoldo Vendrami, chefe do Escritório Regional do Esporte e Turismo; Ana Leopoldina da Rocha de Souza Netto, coordenadora de terapias do Centro Hospitalar de Reabilitação; e autoridades municipais.