Um soldado britânico de 35 anos passou 18 meses acreditando estar morto. É que depois de ver tantos soldados voltando da guerra no Afeganistão sem braços ou sem pernas, ele acabou acometido por um problema raro: a síndrome de Cotard, que atinge uma pessoa em um bilhão.

Em entrevista ao jornal Daily Mirror, o soldado contou que se sentia morto, literalmente como um zumbi. Por isso, inclusive, se recusava a comer.

“Era como se eu fosse um fantasma”, explicou. “Eu me recusava a comer porque achava que não fazia sentido me alimentar já que estava morto”, completou.

Engenheiro eletricista e mecânico do exército, McKinlay começou a sentir os sintomas após sofrer um grave acidente de moto e ter perda de memória. Na época do acidente, convivia com relatos de soldados mortos e via militares recém-chegados da guerra, muitos deles feridos gravemente.

A recuperação só foi possível depois do britânico se encontrar com outro soldado que havia sofrido da mesma síndrome. Agora ele tenta levar uma vida normal com sua família, embora ainda tenha algumas sequelas.