O senador Roberto Requião (PMDB), que é relator do projeto de lei sobre abuso de autoridade no Senado, criticou neste domingo os protestos chamados pelo País para defender a Operação Lava Jato. No Twitter, o peemedebista afirmou que nos protestos estão presentes movimentos de mentecaptos manipuláveis. Ele prometeu entregar, a despeito das manifestações, um substitutivo sobre o projeto amanhã. Com pitis ou sem pitis, com histerias e passeatas, ou sem, estou trabalhando para oferecer ao Senado, na terça, uma boa proposta de lei, escreveu ele.

Paladinos
A força-tarefa da Lava Jato foi outro alvo das críticas do peemedebista. Que maravilha seria se o pessoal da lavajato, firmes como são, fossem menos paladinos e fundamentalistas, e mais holísticos culturalmente. Ele afirmou que é necessário ir para as ruas defender o projeto, ao contrário da pauta dos manifestantes. Vamos as ruas dizer que não é hora da lei de abuso de autoridade. Já passou muito da hora!, afirmou.O conteúdo das ‘dez medidas’ vendia combate a corrupção, mas entregava fascismo e regressão a barbárie corporativa, disse.

Ouvidor
A comissão eleitoral define hoje a lista tríplice – ou seja, os três candidatos a ouvidor de Curitiba para o próximo biênio que serão sabatinados, no próximo dia 12, pelo plenário da Câmara Municipal. Das 25 inscrições recebidas, 23 foram homologadas. Na sexta-feira, a comissão rejeitou os pedidos de impugnação contra as candidaturas do vereador Pedro Paulo (PDT), primeiro-secretário da Câmara, e do secretário municipal do Trabalho e Emprego, Fernando Guedes. Dos 23 candidatos, 6 são mulheres. A maior parte dos postulantes ao cargo de ouvidor de Curitiba para 2017 e 2018 é formada em Direito.

Orçamento
Os vereadores votam amanhã, em primeiro turno, a proposta de Orçamento de Curitiba para 2017. Serão avaliadas ainda as emendas parlamentares à proposta original da prefeitura. Na semana passada, a Comissão de Economia acatou 435 das 444 emendas protocoladas.

Viagens
A Câmara de Curitiba vai contratar empresa especializada na prestação de serviço de agenciamento de viagens. A justificativa é o deslocamento de servidores e vereadores para o cumprimento de atividades de interesse do município, como participação em reuniões, visitas técnicas, representações e solenidades, além de cursos de aperfeiçoamento, treinamentos e congressos. O preço máximo do contrato, com vigência de um ano, é de R$ 130 mil. O valor máximo do serviço de agenciamento de viagens a ser pago pela Câmara, estipulado pelo edital, é de R$ 32,02. Segundo o edital, no valor total incluem-se também as tarifas dos bilhetes aéreos e rodoviários, as taxas por transação, assim como as despesas de hospedagem.

Ausente
O vereador professor Galdino (PSDB) faltou pela segunda vez consecutiva à reunião da comissão da Câmara que investiga a denúncia da vereadora Carla Pimentel (PSC) que o acusa de agressão e assédio sexual. Com isso, a comissão decidiu encerrar a fase de instrução do caso. Galdino justificou a ausência apresentando atestado médico do Centro de Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo, válido por sete dias a contar de 28 de novembro. Na primeira vez, no dia 11 de novembro, ele apresentou outro atestado médico, emitido pela clínica psiquiátrica Heidelberg.

Final
A comissão agora abre a partir de hoje prazo de cinco dias para apresentação das alegações finais de Galdino. Também ficou marcada para dia 13, a reunião que deliberará sobre o parecer de Mestre Pop sobre o caso, que pode resultar, ou não, em levar ao plenário o pedido de cassação do mandato de Galdino.