O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Pauderney Avelino (AM), considera que as declarações dos coordenadores da Operação Lava Jato contra o pacote anticorrupção aprovado pelos deputados incentivaram os protestos ocorridos ontem. Apesar de considerar que há muita desinformação sobre o episódio, Pauderney avalia que as manifestações não podem ser ignoradas pelos parlamentares.

A bola está no pé tanto dos juízes da Lava Jato quanto dos procuradores. Só acho que precisam ter racionalidade. Não podem jogar o povo contra o Congresso da forma como estão fazendo. Há problema? Há. Mas não são todos (os políticos), afirmou. Pauderney defendeu que é preciso haver mais diálogo entre os poderes.

Na semana passada, os procuradores da Lava Jato declararam que iriam abandonar as investigações caso o presidente Michel Temer sancionasse o projeto anticorrupção aprovado na Câmara, pois consideram que o texto desfigurado poderia prejudicar os trabalhos da Lava Jato. O juiz federal Sergio Moro também criticou as modificações feitas pelos parlamentares, que classificou como emendas da meia-noite.

Os procuradores foram infelizes ao falar aquilo. Eu acho que o que tem que ter é diálogo. A Câmara pode até ter errado em ter feito a votação de madrugada, mas é um tema muito delicado, criticou Pauderney. Para ele, há muita desinformação entre a sociedade sobre o pacote aprovado pelos deputados e apenas a emenda sobre abuso de autoridade poderia, de fato, atrapalhar a Lava Jato. A operação já está prendendo com a lei que tem, defendeu.

Mesmo que não tenha tido o grande número de pessoas (nas ruas) como nos protestos (a favor) do impeachment, é um aviso que não dá para minimizar. As pessoas estão sabendo, estão acompanhando, estão sabendo de tudo, disse o líder do DEM sobre as manifestações.